Fórum E-commerce Brasil 2023: confira as tendências para a Black Friday e outras datas importantes com a Criteo

O Fórum E-commerce Brasil 2023, maior evento de e-commerce da América Latina, está próximo e, como sempre, a Criteo marca presença trazendo o que há de mais moderno e relevante no mundo para o mercado latino-americano.

Entre 25 e 27 de julho, você poderá visitar o estande personalizado da Criteo, com os executivos prontos para iniciar discussões ricas a respeito das oportunidades do segundo semestre e da alta temporada de compra de fim de ano, como a Black Friday.

Mas, como compromisso de compartilhar sempre as melhores informações com clientes e interessados, abaixo estão alguns dos insights do relatório “Preview da Alta Temporada de Compras 2023” da Criteo. O material traz, recomendações, dados e muito mais sobre essa sazonalidade, a fim de ajudar empresas a se planejarem para o período mais importante de vendas do ano.

Antes de mais nada, é preciso dizer que a Black Friday de 2022 foi imensa. As vendas quintuplicaram em relação à média de outubro apenas no fim de semana da promoção. Os CPC’s, que começaram a subir duas semanas antes da data, alcançaram um pico de 79% na data da promoção. As compras de novos consumidores perto da Black Friday saltaram 449%, aumentando em 9% o share desse tipo de consumidor em relação com outubro, aumentando a base e voltando a comprar nos mesmos varejistas novamente dezembro e março de 2023.

No Brasil, as categorias e produtos que mais cresceram em vendas durante a Black Friday foram Casa e Jardim, com produtos como Fritadeiras (+1.627%), Geladeiras (+1.086%), Máquinas de Lavar (+974%) e Aspiradores de Pó (+936%); Eletrônicos, com Laptops (+1.156%), Celulares (+814%); e Móveis, com Colchões (+541%) e Sofás (+520%) representando os maiores crescimentos nessas categorias.

Diante desses resultados, as datas de fim de ano prometem ter uma concorrência ainda maior e requerem muito planejamento para se alcançar excelentes objetivos. Por isso, os especialistas da Criteo buscam as melhores práticas dentre vários clientes grandes e pequenos e prepararam um passo-a-passo em 4 etapas:

Preparação: Entre o fim de setembro e fim de outubro é hora de arrumar a casa. Atualização de SKUs, alinhamento dos principais KPIs para a temporada, finalização e confirmação de orçamentos para as campanhas do 4º tri. Estudo de dados de performance para entender as tendências e demandas de performance de acordo com a categoria, sempre utilizando ferramentas de otimização para alavancá-las. Por fim, utilização dos resultados para solidificação da estratégia para novembro e dezembro. Neste período, os consumidores passam os primeiros 15% de suas jornadas de compra pesquisando sua categoria de interesse até a primeira visita no site onde acabarão por fechar sua compra. Portanto, o fundamental é se manter visível e oferecer ofertas atraentes em vários canais e varejistas. As marcas que mais investem começam com 29% de seus orçamentos neste período.

Ramp-Up: Entre o fim de outubro e as vésperas da Black Friday é o período em que os consumidores estão mais engajados em suas jornadas de compra. Aqui é quando os investimentos em publicidade devem crescer, o que pode significar uma concentração de 44% do orçamento, conforme identificado noestudo. Aqui é hora de começar com uma revisão da estratégia do período anterior, ajustar para uma performance ainda melhor.

Cyber 5: Aqui é a hora de executar a melhor estratégia, a semana crucial compreendendo a Black Friday e a Cyber Monday. Tudo deve estar testado e funcionando da forma mais regular possível, mas controlado de tal forma que novas oportunidades não sejam perdidas.

Retenção: Passado o tsunami de vendas, é hora de capitalizar sobre as oportunidades para o Natal e Ano Novo e transformá-las em outro tsunami. O restante do orçamento deve entrar aqui para suportar novos clientes e levá-los a uma nova compra antes que o ano acabe ou até o início de janeiro.

Estas tendências e muitas outras poderão ser exploradas pelos executivos da Criteo no estande da empresa no Fórum E-Commerce Brasil 2023, que acontece no Transamérica Expocenter. Além de materiais incríveis, será uma ótima oportunidade de trocas e aprendizado.

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