- JD.com reduziu seu pedido mínimo de frete grátis quase pela metade, enquanto Cainiao do Alibaba está expandindo a entrega expressa para mais cidades
- As taxas de entrega e a qualidade do serviço são fatores-chave que determinam o sucesso na acirrada competição de compras on-line da China, segundo analistas
As entregas surgiram como o novo campo de batalha para os gigantes do comércio eletrónico da China, à medida que lutam para conquistar os consumidores locais com serviços de transporte marítimo mais rápidos e mais baratos, num sinal de uma concorrência cada vez mais intensa no setor, num contexto de fracos gastos dos consumidores.
Os assinantes do serviço JD Plus da empresa, semelhante ao Amazon Prime, agora têm direito a entregas gratuitas ilimitadas, em comparação com cinco entregas gratuitas no mês anterior.
A mudança ocorre no momento em que a Cainiao Network, o braço logístico do Alibaba Group Holding, implementa entrega porta a porta no mesmo dia e no dia seguinte em 300 cidades chinesas, bem como entrega expressa de meio dia em oito grandes cidades, incluindo Xangai, Hangzhou, Shenzhen, Guangzhou, Dongguan, Foshan, Huizhou e Chengdu.
O novo serviço Cainiao Express, que faz parte de uma série de iniciativas reveladas em junho pelo novo presidente do Alibaba, Joe Tsai, foi lançado em colaboração com o Supermercado Tmall. O Taobao Tmall Commerce Group do Alibaba também está criando seu próprio departamento de logística para atender às suas demandas exclusivas de entrega.
Os custos de entrega e a qualidade do serviço são fatores-chave que determinam o sucesso na acirrada competição de compras online da China, segundo analistas.
“O frete grátis é um meio muito eficaz de competir em um mercado lotado e atrair usuários de mercados de nível inferior”, disse Zhuang Shuai, fundador e analista-chefe da consultoria de comércio eletrônico Bailian.
Ele observou que a Pinduoduo, uma plataforma de comércio eletrónico chinesa conhecida pelos seus preços reduzidos, cresceu em popularidade graças, em parte, aos seus serviços de envio gratuito, disponíveis para uma vasta gama de produtos vendidos na sua aplicação.
Nos últimos meses, a JD.com adotou uma estratégia de baixo custo para explorar mercados de nível inferior, permitindo que pequenos comerciantes abrissem lojas na sua plataforma, sinalizando um afastamento do seu modelo de negócio tradicional que se concentrava em atrair marcas estabelecidas para a sua plataforma.
“Queremos que nossa plataforma atenda a mais consumidores e mais necessidades… e para satisfazer essas necessidades, teremos que ter uma oferta maior [of goods]”, disse Wang Xiong, executivo da JD.com responsável pelo direção estratégica da empresa, disse ao Post em junho.
Embora a nova política de frete grátis da JD.com possa ter um impacto de curto prazo nas receitas da empresa, ela é administrável depois que a empresa registrou um crescimento robusto nas vendas e na receita no trimestre de junho, de acordo com Chen Tao, analista da consultoria de mercado com sede em Pequim. Análise.
A JD.com relatou um aumento de 50% no lucro líquido, para 6,6 bilhões de yuans, nos três meses encerrados em 30 de junho, enquanto a receita aumentou 7,6%, para 287,9 bilhões de yuans. O Taobao e o Tmall do Alibaba registaram um aumento de 12% nas receitas , para 115 mil milhões de yuans, durante o mesmo período. Tanto a JD.com quanto a Alibaba creditaram as vendas sólidas no festival de compras do meio do ano 618 pelo desempenho dos seus lucros.
Este artigo foi publicado originalmente no South China Morning Post (www.scmp.com), o principal meio de comunicação sobre a China e a Ásia.
Alibaba é dona do South China Morning Post.
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