O Grupo Deutsche Post DHL apresentou a sua estratégia para 2025. Com a ‘Estratégia 2025 – entregar excelência num mundo digital‘, o grupo está a sedimentar as bases para dar continuidade ao sucesso da sua trajetória de crescimento definida pela anterior ‘Estratégia 2020’.
A empresa irá focar-se, de forma consistente, em potenciar o crescimento sustentável a longo prazo dos seus principais negócios em logística. Nesta estratégia, a transformação digital será um dos principais pilares, dando continuidade à transformação que o Grupo já havia iniciado em todas as suas divisões. Até 2025, o Grupo irá investir cerca de 2 mil milhões de euros em processos de digitalização. O valor está inscrito no plano de investimento Opex e Capex. É esperado que o investimento na digitalização gere benefícios anuais na ordem dos 1.5 mil milhões de euros até 2025.
«O Grupo Deutsche Post DHL nunca esteve em melhor forma. Estamos convencidos que o crescimento futuro virá do foco consistente nos nossos negócios-chave na indústria logística – e a digitalização será a melhor alavanca para tal», declarou Frank Appel, CEO do Grupo Deutsche Post DHL, durante a apresentação da ‘Estratégia 2025’, que decorreu em Frankfurt. “Não precisamos de nos reinventar. Iremos digitalizarmo-nos», atirou.
‘Estratégia 2020’: Posição privilegiada no mercado para moldar o futuro da logística
Com a ‘Estratégia 2020 – Foco. Conectar. Crescer’ o Grupo alcançou uma posição de liderança nos mercados onde opera. Encontra-se muito bem posicionado para o crescimento futuro. Adicionalmente, o Grupo adquiriu aprendizagens valiosas que permitirão melhorar o seu desempenho no próximo ciclo estratégico. «A experiência mostra-nos que somos particularmente bem-sucedidos quando investimos os nossos recursos e a nossa capacidade de inovar para impulsionar os nossos principais negócios de logística», comentou Frank Appel.
Assim, explicou, «o grupo tem abandonado, gradualmente, atividades secundárias nos últimos anos, direcionando os investimentos para potenciar o crescimento do lucro, a longo prazo, dos seus principais negócios, nomeadamente na melhoria da qualidade das redes internacionais e na frota intercontinental da DHL Express. Nos últimos anos, a empresa adquiriu um potencial significativo em termos de melhoria de receita e de margem, por exemplo, nas divisões Express e Supply Chain», acrescentou o responsável.
‘Estratégia 2025’: Foco nos negócios-chave e impulsionar a digitalização
A ‘Estratégia 2025’ é a resposta do Grupo Deutsche Post DHL às quatro grandes tendências que têm transformado o sector logístico nos últimos anos: Globalização, E-Commerce, Digitalização e Sustentabilidade. «A missão do Grupo permanece inalterada: conectar pessoas e melhorar as suas vidas ao facilitar o comércio, ajudando as empresas a crescer. Com a visão de ser ‘a’ empresa de logística para o mundo, o Grupo Deutsche Post DHL trabalha continuamente para manter a liderança no mercado, num mundo cada vez mais digital», vincou o grupo.
O e-Commerce é um dos principais motores de crescimento transversal a todas as divisões – «Somos a única empresa capaz de oferecer serviços únicos que englobam toda a cadeia de fornecimento para o e-commerce, à escala global. Este é o nosso principal factor diferencial», acrescentou Frank Appel. O Grupo Deutsche Post DHL olha para a digitalização como o impulso necessário para alcançar o sucesso consistente a longo prazo.
Um dos objectivos para esta estratégia é acelerar o ritmo da transformação digital do Grupo: até 2025, o Grupo investirá cerca de 2 mil milhões de euros em projectos que visam aperfeiçoar a experiência do cliente e dos colaboradores, além de melhorar a qualidade operacional. Outro dois eixos para a estratégia é a modernização dos sistemas de IT, integrando novas tecnologias de forma a oferecer aos colaboradores formação avançada para o uso destas e, assim, melhorar constantemente os seus serviços, processos e padrões até 2025.
A eficiência será também melhorada através da automação e do desenvolvimento de processos de transação, nomeadamente, através de programas de automação e robótica de armazém. O Data Analytics será também uma aposta nesta estratégia e será aplicado, por exemplo, para promover a optimização de roteamento através de algoritmos avançados, a previsão do volume operacional e, consequentemente, o planeamento optimizado de recursos. «No futuro, pretendemos reunir as nossas capacidades tecnológicas em Centros de Excelência globais com o intuito de desenvolveremos centralmente tecnologias chave como a IoT e fornecê-las às nossas divisões. Desta forma, podemos aproveitar a força do Grupo para impulsionar a digitalização», acrescentou ainda Frank Appel.
Fonte : revistacargo.pt