Logtechs: US$ 1,3 bilhão destinado ao mercado e o impacto na logística

O setor de Logística e Tecnologia (LogTec) tem experimentado um crescimento significativo no Brasil nos últimos anos. A combinação da crescente demanda por soluções logísticas eficientes e a evolução tecnológica impulsiona o desenvolvimento de empresas de logtechs no país.

Segundo o levantamento publicado pela Distrito e KPMG, o Brasil tem cerca de 300 logtechs — dessas, 46% atuam no ramo de transporte de cargas e mais da metade surgiram entre 2015 e 2020. De acordo com a pesquisa, desde 2011 foram destinados US$1,3 bilhão nesse mercado e mais de US$187,6 milhões foram direcionados para o segmento apenas em 2020.

Já um mapeamento realizado pela consultoria GMC Solutions apontou que quase 67% das logtechs possuem sedes na região Sudeste, 24,4% no Sul e 8,6% no Norte, Nordeste e Centro Oeste juntos.

No geral, o crescimento das logtechs no Brasil está impulsionado pela necessidade de soluções logísticas mais eficientes, escaláveis e tecnologicamente avançadas. A combinação da demanda crescente com a inovação e investimentos tem proporcionado um cenário favorável para o desenvolvimento do setor de logtechs no país.

A digitalização da cadeia de suprimentos tem sido um impulsionador para o crescimento das empresas de logtechs no Brasil. A adoção de tecnologias como Internet das Coisas (IoT), Big Data, análise de dados, inteligência artificial e automação tem permitido melhor visibilidade, controle e eficiência em toda a cadeia logística.

Um exemplo é a Zion Logtec, startup que surgiu em 2019 a partir da identificação de uma carência de mercado, que necessitava de algo que contribuísse para a otimização das operações de armazenagem, conforme relatou o CEO e founder, Thiago Brichi Castaldelli, em entrevista à Mundo Logística em maio deste ano.

“Nessa caminhada do mercado, identificamos que as empresas queriam algo a mais: atendimentos e sistemas diferenciados. Assim nasceu a Zion, para atender esse nicho e abraçar essa nova necessidade do mercado, com um sistema que é possível customizar e flexível para se adequar as operações”, destacou o executivo .

E-COMMERCE

O crescimento do comércio eletrônico no Brasil tem exigido soluções logísticas eficientes e escaláveis. Nesse contexto, as logtechs têm se concentrado em desenvolver plataformas, softwares e sistemas integrados para otimizar a gestão de estoque, transporte e entregas, atendendo à demanda crescente do comércio eletrônico.

Inclusive, a Exame divulgou que, com a pandemia as logtechs passaram a ser as responsáveis por proporcionar uma experiência positiva para o consumidor. “Se em 2020, o mercado de compras online cresceu impressionantes 73% o que pensar do mercado de logística? É fato que para cada compra online, é preciso um entregador que faça o trajeto “porta a porta”. E foi nesse contexto que ganharam força as logtechs – ou as startups de logística”, diz trecho do artigo publicado.

LOGÍSTICA DO FUTURO

O crescimento das logtechs no Brasil será tema da 4ª edição do evento “Logística do Futuro”, promovido pela MundoLogística, que terá programação focada debates com executivas e executivos que são referências técnicas do setor.

O evento será realizado em São Paulo nos dias 29 e 30 agosto e, além dos painéis, terá uma feira de negócios com as soluções mais inovadoras do mercado. Para conferir o cronograma e garantir a sua participação, acesse o site: https://logisticadofuturo.com.br/

Fonte : https://mundologistica.com.br/noticias/logtechs-us$-13-bilhao-destinado-ao-mercado

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