Lucro do Alibaba sobe após cortes de custos superarem mal-estar nas vendas

A empresa agora está focada em aumentar os lucros, enquanto navega na concorrência cada vez mais acirrada da arquirrival JD.com, bem como de empresas emergentes como a PDD Holdings.

O lucro do Alibaba Group Holding aumentou 69%, com o líder do comércio eletrônico da China controlando os custos e os compradores continuando a gastar na internet, em meio ao surto de covid.
A varejista online reportou lucro líquido de 46,8 bilhões de yuans (US$ 6,8 bilhões), superando facilmente a estimativa média de aproximadamente 35 bilhões de yuans no trimestre até dezembro, um pouco acima das projeções.

Os ganhos finais refletem, em parte, profundos cortes de custos em uma empresa que antes gastava agressivamente para expandir seus negócios internacionais e de serviços online. A empresa agora está focada em aumentar os lucros, enquanto navega na concorrência cada vez mais acirrada da arquirrival JD.com, bem como de empresas emergentes como a PDD Holdings.

O crescimento anêmico das vendas, no entanto, ressalta as difíceis condições econômicas depois que a China aboliu as restrições da covid em dezembro. Alguns investidores temem que uma recuperação sustentada nos gastos do consumidor possa levar tempo e que qualquer recuperação pode ser lenta. Ao mesmo tempo, empresas chinesas de internet, de JD a Meituan e PDD, estão intensificando os esforços para superar umas às outras desde que Pequim começou a conter uma repressão contundente ao setor de tecnologia, pesando nas margens.

Houve outros sinais preocupantes de crescimento no Alibaba. A receita de computação em nuvem, normalmente uma das divisões de crescimento mais rápido da empresa, aumentou apenas 3%, para 20,2 bilhões de yuans. Seu principal negócio de comércio chinês caiu 1% no trimestre.

“Uma desaceleração no crescimento do consumo digital da China, à medida que as restrições da covid são removidas, pode limitar os ganhos de receita de 2023 para Alibaba e Meituan se mais serviços concorrentes de comércio eletrônico e entrega surgirem, como os de JD.com e Douyin da ByteDance. O aumento do acesso aos serviços do Alibaba e Meituan por meio do WeChat da Tencent pode limitar os danos da concorrência adicional”, escreveram Catherine Lim e Trini Tan, analistas da BI.

Como a maior empresa de comércio eletrônico da China, o Alibaba é um barômetro para a demanda do consumidor no país. Suas ações ganharam 10% em 2023, já que a reviravolta na política da covid na China deve galvanizar a economia em geral. As vendas no varejo on-line em todo o país aumentaram 7,6% em relação ao ano anterior no quarto trimestre, de acordo com dados do National Bureau of Statistics.
Por enquanto, é provável que o Alibaba continue se concentrando na redução de custos e lucratividade, em vez de novas expansões de negócios. Para alcançar o que é chamado de “crescimento de alta qualidade”, a empresa cortou milhares de empregos no ano passado.

A empresa com sede em Hangzhou enfrenta uma concorrência acirrada em seu mercado doméstico da JD.com e plataformas emergentes de vídeo curto e transmissão ao vivo, como Douyin e Kuaishou Technology, da ByteDance, que intensificaram os esforços para atrair clientes e atrair comerciantes.
No exterior, a gigante da tecnologia está reduzindo suas ambições globais. O Alibaba vendeu a última de suas ações na gigante fintech indiana Paytm neste mês, acelerando a retirada da arena móvel e da internet que mais cresce no mundo.

Os cortes de custos – particularmente em seus serviços domésticos ao consumidor e comércio internacional – devem apoiar as margens do Alibaba no curto prazo. Mas, a longo prazo, ainda precisa encontrar uma resposta para a intensificação da concorrência.

Com o crescimento do número de usuários chegando ao limite, a empresa está se concentrando cada vez mais em áreas como serviços de computação em nuvem. Depois que as vendas na nuvem – outrora o maior impulsionador da empresa – atingiram seu ritmo de crescimento mais lento no trimestre de setembro, Zhang assumiu o cargo de presidente interino da Alibaba Cloud Intelligence e do aplicativo de comunicações corporativas DingTalk.

Outrora a empresa mais valiosa da China, o Alibaba agora corre o risco de se parecer mais com um utilitário depois que Pequim lançou sua repressão abrangente à indústria de tecnologia há cerca de dois anos. O governo forçou a afiliada financeira do Alibaba, Ant Group, a cancelar o que teria sido a maior oferta pública inicial do mundo em 2020 e, em seguida, lançou reformas que prejudicaram o modelo de negócios do Alibaba.

Embora Pequim tenha começado a liberar o setor de tecnologia, concedendo à Tencent Holdings uma série de títulos de jogos e permitindo que a gigante Didi Global retome a inscrição de novos usuários, um IPO da Ant ainda está no ar e o plano do Alibaba de mover sua listagem primária para Hong Kong foi adiado.

Fonte : https://valor.globo.com/empresas/noticia/2023/02/23/lucro-do-alibaba-sobe-apos-cortes-de-custos-superarem-mal-estar-nas-vendas.ghtml

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