Um estudo do Magalu, constatou que existem centenas de softwares de automação comercial no Brasil e que milhões de varejistas usam sistemas de PDV (Pontos de Venda) oferecidos por empresas locais, mas ainda não vendem online. Ou seja, são pequenos e médios empreendedores que estão digitalizados, mas ainda não usam a internet como ferramenta de potencialização de seus negócios.
Diante desta oportunidade, o Magalu busca parcerias com empresas de PDV, que poderão oferecer o serviço de integração para seus clientes e ainda venderem no marketplace da companhia, que conta com mais de 37 milhões de clientes ativos. “Atrair pequenas empresas de software cria vantagens para todos os lados. Ao seller que terá seu PDV e sua loja virtual no mesmo lugar. À empresa de PDV que pode conquistar mais clientes e fidelizar os usuários. E, ao Magalu, que alcançará novos varejistas que ainda não vendem pela plataforma”, afirma Diego Ferreira, gerente de marketplace do Magalu.
A solução, batizada de Plugue Magalu, já está disponível e funciona da seguinte forma: a empresa responsável pelo sistema parceiro cria a conexão entre a própria ferramenta e o Magalu, por meio de API (Interface de Programação de Aplicações), permitindo a troca de informações entre ambos os sistemas. Os comerciantes usuários do PDV conseguirão se credenciar no Magalu Marketplace, enviar o seu estoque para vender na plataforma online (site e app Magalu) para todo o Brasil, contando com toda a infraestrutura Magalu (plataforma, logística, meios de pagamento e análise de dados), e fazer toda a gestão por meio do sistema que já utiliza.
O sistema parceiro, por sua vez, se beneficia oferecendo uma nova funcionalidade em seu modelo de negócio e ainda podereceber parte das vendas realizadas por seus clientes comerciantes realizadas por meio da plataforma. Com isso, o Magalu aumenta o portfólio de produtos e categorias disponíveis no site, atraindo novos clientes e alimentando o ciclo da plataforma.
Modelo de negócio
Para incentivar o crescimento da parceria, o Magalu oferece um modelo de crescimento de participação sobre a venda dos comerciantes incluídos na plataforma da companhia, de acordo com o tamanho da base ativa e a elegibilidade deles (CNAE). Na prática, o sistema parceiro recebe parte das vendas totais realizadas pelos seus clientes comerciantes (estas, realizadas através da plataforma de vendas do Magalu).
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