A loja física da empresa está localizada em Franco da Rocha, município da região metropolitana de São Paulo, e é a 38ª unidade aberta pela empresa em 2019. Nesta semana, o Magalu também inaugura outras quatro lojas no estado do Mato Grosso, além de duas em Goiás, uma em Minas Gerais e outra no Rio Grande do Sul. Em setembro, 49 unidades serão abertas no Pará.
“O Magalu vem mostrando que aqueles que acreditavam no fim das lojas físicas estavam errados”, diz Frederico Trajano, CEO da companhia. “Elas são um pilar fundamental de nossa estratégia digital ao estabelecer um relacionamento pessoal com o cliente e atuar como centros de distribuição remotos, instalados em todo o país. Com as lojas físicas, conseguimos chegar de forma eficiente onde poucas empresas chegam.”
Parte do movimento de integração de todas as plataformas do Magalu desde o ano passado, as lojas vêm sendo transformadas em shoppable distribution centers, nos quais cerca de 30% do espaço é destinado a estocar tanto produtos do Magalu (o chamado 1P) como itens vendidos pelos 8 mil sellers que fazem parte do marketplace da companhia (3P). Atualmente, mais de 300 lojas têm esse formato. O Retira Loja, por exemplo, permite que as compras sejam feitas pelo app ou pelo site para retirar nos pontos físicos em até dois dias. Somente está prática representa 40% do total de entregas feitas pela companhia.
A integração entre unidades físicas e canais digitais funciona plenamente no front das vendas. O Magalu emprega, hoje, mais de 12 000 vendedores que, a partir de 2015, passaram pelo processo de transformação digital. Equipados com smartphones e com o sistema de Mobile Vendas, desenvolvido pelo Luizalabs, eles podem vender produtos da loja e do site, inclusive os itens oferecidos pela Netshoes — e-commerce de artigos esportivos, calçados e roupas, adquirido pelo Magazine Luiza em junho deste ano. O cartão Luiza também pode ser emitido pelo Mobile Vendas e um POS permite que os vendedores façam a cobrança e emitam a nota fiscal.
Fonte : moveisdevalor.com