Com uma média de 286 milhões de visitas mensais, o Mercado Livre é o e-commerce mais acessado no Brasil em 2023, segundo levantamento da Semrush, plataforma de marketing digital, que divulgou um ranking das 20 plataformas mais acessadas pelos brasileiros.
O varejista argentino é seguido pela Amazon, com cerca de 260 milhões. O número representa um crescimento de 30,7% em comparação com o mesmo período de 2022, que registrou um tráfego de 193 milhões.
“Além da expansão e otimização da sua logística, a Amazon tem apostado em estratégias que fidelizam tanto vendedores quanto consumidores. Para vendedores, o marketplace é um bom canal de exposição de produtos e vendas, enquanto para o consumidor a associação com outros produtos, como o Prime, gera fidelização e benefícios diretos como frete grátis”, afirma Erich Casagrande, líder de Marketing da Semrush Brasil.
As gigantes asiáticas se mantiveram estáveis no ranking. Com singelas mudanças, marcas como AliExpress (5,6%), Shopee (-13,7%) e Shein (6,3%) mostram a contínua popularidade no País.
Impactada pela declaração de falência em janeiro deste ano, a Americanas registrou uma queda de 46,4% em setembro de 2023, em comparação ao mesmo período de 2022. Como reflexo, a empresa irmã, Submarino, viu seu tráfego cair ainda mais: 71% no último ano.
“O ranking mostra como o e-commerce brasileiro está cada vez mais globalizado. Com a grande presença de empresas da América do Norte, Europa e Ásia no país, os marketplaces nacionais e regionais terão que investir em estratégias para competir com a concorrência“, destaca Casagrande.