Mercado Livre compartilha insights para alavancar as vendas no setor de moda

No segundo dia do Mercado Livre Experience 2023, Lys Prol e Carolina Pissardo, Gerente do Marketplace de Moda e Head de Fashion e Esportes do Mercado Livre, subiram ao palco do evento para apontar insights importantes que alavancam as vendas no setor de moda do marketplace. Já consolidado pelos consumidores do setor, o e-commerce tem cada vez mais ganhado inovações tecnológicas para melhorar a experiência nas plataformas e também atrair consumidores.

Em estudo recente realizado pelo Mercado Livre sobre a categoria de moda, foi identificado que 68% dos compradores acessam diariamente o marketplace e mais de 65% se informam bastante sobre o produto antes de concluir a compra. Esse hábito inclui a busca por novos produtos e marcas, que muitas vezes são destaque para influenciar a decisão de compra. No Mercado Livre, por exemplo, 50% dos impactos em publicidade são alcançados no setor de roupas e calçados, enquanto 36% são em acessórios de moda. Além disso, esses consumidores também são adeptos da compra repetida, onde 58% voltam para o site para garantir novos produtos.

Durante o painel, foram apresentados dados sobre uma das datas mais importantes para o varejo: a Black Friday, que, segundo os dados apresentados, possui cerca de 50,7 milhões de usuários navegando no site durante o período e 2,6x mais publicações visitadas, se comparado a uma semana regular. A ideia é preparar os sellers para se projetar para o momento, pois a previsão é de que 2023 será um ano histórico, já que não terá outro evento concorrente no período, como no caso de 2022 com a Copa do Mundo.

Portanto, a estimativa é crescer mais 23%, seguido pelo Natal, que deverá ter 14% de aumento nas compras no mês de dezembro em relação aos números do ano passado.

Além disso, também foram apresentadas ferramentas poderosas do ecossistema para alavancar as vendas dos sellers, as dicas foram voltadas para investimento em cupons, ficar de olho nas fashion trends e os clips – uma novidade, espécie de reels dentro do site, que possibilita os vendedores a produção de vídeos curtos para exibir melhor o produto.

Os clips geram cinco vezes mais visibilidade para os anúncios, um conteúdo que segmenta uma audiência específica para itens específicos. Para as palestrantes, essa é uma dica de ouro para a Black Friday e o Natal. Através deles, é possível levar o usuário até o anúncio do item exibido de uma maneira mais rápida e interativa. Para os sellers do setor fashion, é uma oportunidade de negócio, pois o consumidor poderá ver o caimento das peças, ideias para montagem de looks, cores e demais aspectos das peças.

Entre os insights, também foi destacado a importância de preparar o estoque, seguir de olho nas tendências e produtos que estão em alta na demanda dos consumidores. A organização da operação, uma boa descrição do produto com a tabela de medidas, fotos padronizadas e bem iluminadas, agilidade na resposta das dúvidas e o cuidado com a reputação do vendedor são outros pontos de atenção para impulsionar as vendas nas datas de maior demanda.

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