No segundo trimestre de 2024, o Mercado Livre e o Magazine Luiza apresentaram resultados financeiros notáveis, com ambas as empresas reportando crescimento significativo e reviravoltas em seus desempenhos.
O Mercado Livre destacou-se com um grande crescimento em diversas áreas. Afinal, a empresa dobrou seu lucro líquido, atingindo US$531 milhões, com uma margem de 10,5%, a mais alta dos últimos oito anos.
Aumento de compradores únicos
O volume de vendas brutas (GMV) cresceu 20% em relação ao ano anterior, alcançando US$12,6 bilhões — impulsionado principalmente pelo desempenho no Brasil, México e Argentina. A plataforma também viu um aumento no número de compradores únicos, atingindo cerca de 57 milhões de usuários, e um crescimento de 29% no número de itens vendidos.
Além disso, o Mercado Pago, braço de serviços financeiros do Mercado Livre, ultrapassou a marca de 50 milhões de usuários mensais ativos pela primeira vez. O volume de transações de adquirência (TPV) chegou a quase US$34 bilhões, um aumento de 24% em comparação ao ano anterior. A receita líquida do Mercado Pago também cresceu, atingindo US$2,1 bilhões no trimestre.
Magazine Luiza e a reversão de prejuízo
Enquanto isso, o Magazine Luiza conseguiu reverter o prejuízo de R$301,7 milhões registrado no mesmo período do ano passado, apresentando um lucro líquido de R$23,6 milhões no segundo trimestre de 2024.
Em termos ajustados, o lucro foi de R$37,4 milhões, contrastando com o prejuízo de R$198,8 milhões do ano anterior. A empresa também reportou um crescimento de 61,6% no Ebitda ajustado, que somou R$710,7 milhões (e um aumento de 4,5% nas vendas totais, totalizando R$15,4 bilhões).
O Magazine Luiza viu um crescimento nas vendas do comércio eletrônico e nas lojas físicas, com destaque para o aumento de 14,2% nas lojas físicas. No entanto, a empresa encerrou o trimestre com 1.246 lojas, uma redução de 57 unidades em comparação ao mesmo período de 2023.