Mercado Livre e a missão de democratizar o comércio eletrônico

O Mercado Livre reforçou recentemente sua estratégia de negócios no Brasil. Mais do que isso, no caminho para impulsionar a fidelização de vendedores em sua plataforma e o crescimento de vendas, no dia 18 de abril, executivos da companhia receberam jornalistas em sua sede em São Paulo para falar da missão do Mercado Livre em democratizar o comércio eletrônico no Brasil .

Na ocasião, Julia Rueff, Vice-presidente de Marketplace do Mercado Livre e André Santos, Embaixador do Mercado Livre, abordaram os objetivos da companhia nessa jornada, e também apresentaram algumas novidades para 2023.

Um dos objetivos do Mercado Livre para esse ano é seguir com a capacitação de seus vendedores, ofertando treinamentos, linhas de crédito e muito suporte tecnológico. “Um dos propósitos do Mercado Livre é democratizar o comércio eletrônico. Nosso objetivo é que todo vendedor cresça e se desenvolva na nossa plataforma”, salienta Julia Rueff.

Brasil como destaque para o Mercado Livre
O Brasil segue sendo o principal mercado para a companhia, e responsável por 54% do faturamento da empresa. No último trimestre de 2022, foram 9.6 bilhões de dólares em volume de mercadorias vendidas no país. Com média de 40 compras por segundo, o Mercado Livre coloca toda a força de seu ecossistema à disposição do vendedor para ensiná-lo na prática como lucrar com a plataforma e evoluir em seu negócio.

Nesse caminho sobre capacitação, os executivos destacaram o conteúdo multiplataforma, voltado para a profissionalização dos vendedores e as trilhas de treinamento. Elas oferecem qualificação, com ferramentas desde as soluções logísticas (Mercado Envios), financeiras (Mercado Pago), publicitárias (Mercado Ads), até para desenvolvimento de site de e-commerce próprio (Mercado Shops).

Além disso, os vendedores também têm acesso à Central de Vendedores. Neste ambiente, são disponibilizados desde o passo a passo para começar a vender na plataforma até conteúdos mais direcionados, como estratégias de finanças e precificação, marketing, cálculo de margem de lucro, atendimento ao cliente, reputação digital, logística, tributação, crédito, meios de pagamento, gestão de indicadores e organização de estoque.

“Apesar de todos o sucesso da companhia, entendemos o momento de mercado difícil do ponto de vista de inflação e juros no Brasil, e o Mercado Livre se compromete a dar todo o apoio e capacitar os vendedores a lidarem com momentos de maior dificuldade também”, pontua a VP Julia Rueff.

Hoje, o Mercado Livre facilita o comércio de mais de 500 mil PMEs e gera 35 empregos por dia no Brasil. “Isso torna possível o acesso ao giro de capital, já que 40% das PMEs receberam crédito pela 1ª vez na plataforma. E, claro, tudo isso impacta positivamente a experiência do cliente, que passa a contar com um marketplace cada vez mais completo, que entrega tudo de que ele precisa e de forma rápida”, completa Julia Rueff.

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Programa de Vendedores do Mercado Livre
Outra atividade desatada foi o Programa de Vendedores. Além de módulos direcionados para cada momento de seu negócio, o vendedor também tem acesso a consultores, certificados pela empresa, que fornecem orientações nos mais variados temas.

André Santos, Embaixador do Mercado Livre, e autor do livro “Você Vendeu: como vender no Mercado Livre”, explica cada um deles: O primeiro módulo é o “Você Chegou”, para empreendedores iniciantes ou que estão pensando em começar a vender. Ele traz um passo a passo para quem quer realizar as primeiras vendas no Mercado Livre. Em seguida temos o ‘Você Vendeu’, para quem já está vendendo, mas busca maior profissionalização. Depois o ‘Você Cresceu’, para quem já conhece as ferramentas do Mercado Livre, nesse ponto oferecemos uma consultoria de três meses voltada para elevar os ganhos do negócio. E por fim, o ‘Você Venceu’, uma consultoria de quatro meses para alavancar ainda mais seus ganhos”.

Para se ter uma ideia, nos primeiros meses do ano, para aqueles que participaram do módulo de aceleração “Você Chegou”, houve uma taxa de sucesso de 32% do vendedor iniciante. Além disso, os vendedores que participaram de todos os programas de aceleração faturam cerca de 19% a mais do que os vendedores que não fizeram parte dessas iniciativas.

O Mercado Livre possui ainda a Central de Promoções, onde o vendedor encontra diferentes modalidades de ofertas oferecendo descontos nos seus produtos. Mais de 70% dos vendedores com anúncios ativos na central de promoções tiveram aumento em suas vendas e a média de aumento supera 55%, tornando a Central de Promoções uma forte aliada na alavanca de vendas.

Educar, capacitar e gerar negócios
Ponto de destaque na apresentação, a educação, segundo os executivos do Mercado Livre, é uma das principais missões da marca no Brasil, e que fortalece todo ecossistema de vendas da companhia no país. “Um dos pilares do Mercado Livre é falar de educação o tempo inteiro. Nós criamos esses programas de capacitação sobre negócios justamente para isso”, pontua André Santos.

Hoje, o e-commerce no Brasil tem uma penetração de 14%, bem menor que as de mercados mais desenvolvidos como EUA (+25%) e China (+40%). No entanto, desde o início da pandemia, cerca de 220 mil empresas formalizadas entraram no Mercado Livre.

Para VP Julia Rueff, o Brasil é um grande potencial de crescimento para o Mercado Livre, onde a preocupação da companhia em oferecer serviços e ferramentas para impulsionar e democratizar o acesso ao comércio eletrônico é o diferencial. “A tecnologia é um dos diferenciais do Mercado Livre. Só no Brasil temos 15 mil engenheiros de tecnologia desenvolvendo melhorias e novidades em ferramentas de usabilidade para nossa plataforma. E seguimos aumentando esse quadro de profissionais, para acompanhar as necessidades do consumidor”, frisa Júlia.

Mercado Livre Experience
Ponto final do encontro foi a apresentação da edição deste ano do Mercado Livre Experience. O evento acontece nos dias 30 e 31 de agosto, no Expo Transamérica, em São Paulo. O tema do evento será “Seu universo fora da caixa”, com foco em tendências para contribuir e estimular o crescimento e sucesso de empreendedores de todos os tamanhos, além de promover networking entre os participantes. Para este ano serão 80 palestras e mais de 100 parceiros e patrocinadores.

Segundo Julia Rueff, vice-presidente de Marketplace do Mercado Livre, este encontro é a oportunidade para ouvir vendedores e promover a troca de conhecimentos. “Nosso objetivo é gerar ainda mais conexão, desde o micro até o grande que quer escalar sua operação”, ressalta Julia.

Além dos quatro palcos simultâneos abordando todas as iniciativas do Mercado Livre, o Mercado Livre Experience 2023 terá uma Arena de Patrocinadores, onde os empreendedores poderão acompanhar conteúdos exclusivos das marcas presentes no evento. Haverá também estações para workshops de temas variados. Para mais informações, basta acompanhe o Instagram do evento.

Fonte : https://www.consumidormoderno.com.br/2023/04/19/mercado-livre-comercio-eletronico/?eg_sub=958b3d1ad0&eg_cam=8f38fa509e33159558dd4ed6f57c1e18&eg_list=2

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