Mercado Livre faz investimento robusto para disparar nas vendas da Black Friday

Estratégias incluem comissão à influencers, investimento em mídia e contratação de colaboradores temporários.

A Black Friday 2023 promete movimentar as vendas do comércio eletrônico e o sistema logístico do país. Grandes marketplaces já começam a se preparar para a data mais aguardado do ano pelos consumidores que buscam por preço baixo e diversidade de ofertas. É o caso do Mercado Livre que está otimista para as vendas desse ano e para isso anunciou um planejamento robusto que inclui mídia paga, cupons, comissão à influencers, contratação de mais de 5.000 colaboradores temporários, além de antecipar tendências e traçar um panorama de consumo a data.

Além disso, pensando em atrair e melhorar ainda mais a experiência do consumidor, a gigante do comércio eletrônico está investido em um sistema amplo de serviços, incluindo o streaming. Essa estratégia visa aprimorar as experiências dos consumidores e, ao mesmo tempo, fortalecer sua presença no cotidiano das pessoas.

“Temos investido em serviços que trazem mais recorrência de compras para o consumidor ou mais recorrência de visitas ao nosso app. Isso está alinhado a uma estratégia de recorrência. Quando lançamos o streaming, também lançamos o Meli+ com vantagens que fazem que o consumidor compre de forma mais recorrente. O objetivo é colocar o mercado livre dentro do dia a da dos consumidores e a melhor experiencia e ter acesso gratuito a diversos conteúdos documentários, filmes e assim que a gente se conecta com os serviços que queremos oferecer”, explica Julia Rueff, vice-presidente de Marketplace do Mercado Livre.

A desconfiança em torno de vendedores que aumentam os preços e depois diminuem ainda é uma realidade para alguns consumidores. Como parte estratégica para detectar possíveis fraudes por parte dos vendedores, o Mercado Livre criou mecanismos para identificar o que de fato é desconto real e o que não é.

“A gente tem regras internas de credibilidade. Acompanhamos os preços dos vendedores durante longo período para saber se durante a Black o preço promocional é verdadeiro ou não. Atribuímos selos de Black Friday aos produtos ou exposição privilegiada apenas para aqueles que a gente consegue auditar que o preço é melhor do que foi realizado nos últimos anos” enfatiza Julia.

Reforço da força de vendas
Em uma iniciativa que visa aprimorar sua operação logística, A empresa também anunciou a abertura de mais de 5.600 vagas temporárias de emprego. Essas contratações estratégicas têm como objetivo fortalecer melhorar a eficiência de suas operações de distribuição, em uma iniciativa que visa aprimorar sua operação logística, distribuídas em nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Santa Catarina.

Os contratados temporários terão a oportunidade de se destacar e conquistar a efetivação, representando cerca de 20% do quadro de funcionários do Mercado Livre em todo o país.

Remessa conforme está valendo no Mercado Livre
O Mercado Livre já aderiu ao Programa Remessa Conforme, da Receita Federal, que permite a isenção de impostos em encomendas de até US$ 50 em marketplaces cadastrados no sistema. “Acreditamos na isonomia, mas faz parte da regra do jogo, o governo tomou a decisão e vamos oferecer produtos até U$ 50 com a mesma isenção”, destaca.

Para este ano, o consumidor está mais disposto a gastar, além de optarem por pagamento à vista, que inclusive a modalidade cresceu em relação ao ano anterior. Os dados são da pesquisa “Panorama de Consumo da Black Friday 2023” realizado pelo Mercado Pago com clientes do Mercado Livre e do banco digital, na qual ouviu cerca de oito mil usuários entre os dias 18 e 22 de setembro.

Quando o assunto é meio de pagamento, o cartão de crédito continua sendo o preferido para 69% dos consumidores, seguido por Pix, cartão de débito e outros métodos. A possibilidade de parcelamento é o que justifica o índice elevado em cartão, mas outros métodos de parcelamento vêm ganhando relevância, como o crédito oferecido direto pelo Mercado Pago, que saltou de 12,5% em 2022 para 32,5% em 2023, e o Pix Parcelado.

“Identificamos um crescimento de 3 pontos percentuais no volume de clientes que pretendem pagar suas compras à vista (18%) este ano, enquanto em 2022 esse volume era de 15%”, afirma Daniel Davanço, Country Head de Pagamentos para Empresas do Mercado Pago. “Mesmo com esse aumento, a grande maioria (67%) pretende parcelar em até 6x, o que comprova um melhor planejamento financeiro para compra de itens com tíquete-médio maior, mas sem perder as parcelas de vista”.

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