Identidade visual nas lojas físicas de vendedores do Mercado Livre convida clientes a concluírem suas compras na plataforma.
O cenário do comércio varejista foi profundamente modificado pela ascensão do comércio eletrônico. Com a interface de dispositivos digitais e o aumento da conectividade, consumidores agora têm acesso a uma variedade sem precedentes de opções de compras online. No entanto, longe de representar uma ameaça exclusiva às lojas físicas, essa mudança de paradigma tem estimulado uma evolução notável no modo como as empresas abordam o varejo. Além disso, muitas empresas se mantêm em ambos os formatos. Nesse sentido, o Mercado Livre lança o projeto “Sua Porta Sempre Aberta“. O objetivo é reconhecer os melhores vendedores da plataforma que contam com lojas físicas.
Com essa iniciativa, o Mercado Livre, que atua fornecendo tecnologia para o e-commerce e serviços financeiros, tem o objetivo de beneficiar a comunidade empreendedora do seu marketplace. O “Sua Porta Sempre Aberta” consiste na aplicação de identidade visual que comunica e convida os clientes do mundo físico a continuarem suas compras na loja desses vendedores dentro da plataforma do Mercado Livre, integrando os canais e ampliando as oportunidades de venda quando as portas das lojas físicas estão fechadas.
Vale lembrar que estamos em um cenário em que, cada vez mais, há uma integração estratégica entre as lojas físicas e suas contrapartes online, onde os varejistas buscam aproveitar o melhor de ambos os mundos. Esta integração não só oferece conveniência e variedade aos consumidores, mas também apresenta oportunidades especiais para que as empresas aumentem sua presença, a fidelidade do cliente e contribuam para o crescimento dos negócios.
Mudanças proporcionadas pelo Mercado Livre
A integração entre o mundo físico e digital surge como uma iniciativa para o sucesso no varejo atual. À medida que os consumidores desejam conveniência, personalização e experiências de compra envolventes, a convergência entre lojas físicas e online se torna não apenas uma estratégia inteligente, mas uma necessidade para os varejistas que buscam se manter relevantes e competitivos.
Neste contexto, além de reconhecer os melhores vendedores da plataforma, a iniciativa do Mercado Livre permite que clientes do mundo físico possam continuar comprando quando a loja estiver fechada. O projeto contempla ainda renovação de fachadas, sinalização e selo de certificação, sem custos para os empreendedores, apoiando seus negócios em qualquer canal.
As lojas físicas terão disponíveis um cardápio de elementos visuais, que abrangem desde fachadas e portas, até placas e adesivos. As mudanças farão parte da transformação do espaço, que será adaptado às configurações internas e externas. Quanto aos vendedores, além de certificar que estão entre os melhores do Mercado Livre, a iniciativa está ancorada na aplicação QR Codes e URLs personalizados, que direcionam os consumidores diretamente para as lojas na plataforma, que nunca fecham, impulsionando as vendas e gerando mais fidelização e recorrência.
“A partir de um projeto inovador, que inclui e une canais, queremos valorizar os vendedores mais bem avaliados na nossa plataforma, fomentando o crescimento de seus negócios, à medida em que reforçamos a comodidade para os consumidores comprarem a qualquer hora, dia e noite, em nosso marketplace, com os empreendedores e produtos que eles já confiam e conhecem. Vamos acompanhar o desenvolvimento e impacto desse projeto, a fim de levá-lo para mais empreendedores e empreendedoras Brasil afora”, destaca Cesar Hiraoka, diretor de Marketing do Mercado Livre.
O início dessa série de renovações personalizadas se deu com a ativação da primeira loja em São Paulo (SP). Todas as iniciativas do projeto serão desenvolvidas em conformidade com a legislação local e sem ônus para os vendedores. O próximo passo será a expansão do projeto, com objetivo de contemplar todos os vendedores com loja física que integram o Mercado Líder Platinum.
“A democratização do acesso também está relacionada à diminuição de barreiras e à redução de distâncias, buscando equalizar as oportunidades e reconhecer as diversas necessidades de nossos usuários, tanto para venda quanto para compra. O ambiente físico não é adversário do digital; eles podem trabalhar em conjunto para ampliar os impactos”, finaliza Cesar.
Fonte: “Mercado Livre integra varejo físico ao digital – Consumidor Moderno“