Mercado Livre investe em acessibilidade digital para aprimorar usabilidade

O Mercado Livre ampliou os investimentos em acessibilidade digital. Neste caso, coloca as áreas de tecnologia da companhia a serviço da inclusão, com o objetivo de reduzir os atritos de usuários com deficiência nos aplicativos e sites do seu ecossistema. Com uma equipe dedicada (e que tem a participação de colaboradores com deficiência), o marketplace tem avançado na identificação de oportunidades de forma colaborativa com seus milhões de usuários no Brasil e América Latina.

Além das equipes espalhadas por diferentes países, a empresa conta com o apoio de parceiros estratégicos e consultores especialistas. Uma delas é a Fundação Dorina Nowill, organização que se dedica à inclusão social de pessoas cegas e com baixa visão. Outro que está contribuindo para o aperfeiçoamento da plataforma é o Instituto Diversitas, negócio social que trabalha pautado em inteligência inclusiva e ciências da inclusão no Brasil.

“Nossos parceiros são fundamentais, nos orientam e nos auxiliam na identificação de oportunidades de melhorias em nossas plataformas, que já contam com diversas tecnologias assistivas, como teclados e dispositivos, leitores de tela e intérpretes digitais. Este é um movimento que se soma ao trabalho desta equipe liderada por profissionais especialistas e que foi criada para sistematizar os processos, fortalecer e acelerar as ações que já aconteciam sobretudo para novos serviços”, conta Angela Faria, head de Diversidade & Inclusão do Mercado Livre para a América Latina. “Antes desse trabalho, essas ações eram conduzidas exclusivamente pelas áreas de desenvolvimento de produto”, completa.

Treinamento e pesquisas para otimizar a acessibilidade
Segundo a empresa, os treinamentos e guias internos permitem que todas as pessoas envolvidas no design dos aplicativos e sites trabalhem com a perspectiva de acessibilidade desde o início. Outro ponto são as pesquisas para identificar oportunidades de melhoria, a fim de consolidar o suporte a ferramentas assistivas. Essas tecnologias são testadas constantemente, a exemplo de teclados e dispositivos para colaboradores que não usam mouse nem touch screen, onde os especialistas e parceiros têm papel fundamental.

Dentre as demais funcionalidades já aplicadas pela companhia, também com foco nos usuários, estão leitores de tela, que são softwares que leem e explicam o que está na tela e permitem o uso de sistemas operacionais e aplicativos por meio de combinações de teclas alfanuméricas e comandos digitados. Dentre eles estão o NVDA e Narrator para Windows, o chamado VoiceOver, para computadores do modelo Mac, e VoiceOver, no uso de iPhone. Para sistemas Android, há ainda o TalkBack.

Além disso, o Mercado Livre adota intérpretes digitais, ou seja, ferramentas que leem e interpretam textos digitais para pessoas surdas, como a VLibras, que oferece opções de instalação grátis para navegadores, computadores, celulares e tablets. Essa tecnologia é um conjunto de ferramentas para copiar e interpretar textos do português para a Língua Brasileira de Sinais. Nos últimos meses, a participação das equipes em fóruns e eventos, que tratam do tema de acessibilidade, intensificou a troca de experiências com outras empresas, organizações e pessoas interessadas nesta agenda.

Mercado Livre está entre as plataformas mais acessíveis
A partir de uma estratégia colaborativa para aprimorar a acessibilidade digital, ampliando a compreensão das necessidades de diferentes usuários, o Mercado Livre incluiu nesse grupo de trabalho colaboradores com deficiência, muitos deles especialistas das suas áreas de tecnologia. Como resultado desses esforços, o Mercado Livre foi reconhecido pelo ‘Ranking Yaman de Acessibilidade 2022’, na categoria E-commerce, por meio do qual a consultoria elegeu as 30 melhores empresas globais e brasileiras com design e desenvolvimento acessível.

“Assim como a inovação e a tecnologia, a acessibilidade precisa estar no coração do negócio. E, além de olhar para os nossos colaboradores, a acessibilidade digital nos permite impactar milhões de usuários, compradores e vendedores que interagem diariamente com os nossos produtos e serviços”, complementa Angela. As ações de acessibilidade em curso também são comunicadas aos usuários, por meio de uma página dedicada ao projeto.

Fonte : https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/mercado-livre-investe-em-acessibilidade-digital-para-aprimorar-usabilidade

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