O Mercado Pago anunciou que, a partir de agora, os clientes poderão transferir dinheiro de outras contas com Pix de forma mais simples. Em etapas seguintes, será possível fazer pagamentos, investimentos e compras em e-commerces e lojas a partir do app. O Agregador de Contas também estará disponível para os clientes terem visibilidade do saldo em contas e cartões de outras instituições em uma única conta para melhor gestão do dinheiro.
O Mercado Pago, uma das fintechs que mais fomentam o Open Finance no Brasil, anunciou que deu início às transações por meio do Iniciador de Pagamento. A novidade já está sendo disponibilizada para uma base reduzida de usuários e é resultado da fase 3 do Open Finance. A funcionalidade será liberada de forma escalonada, e, posteriormente, será disponibilizada para todos os usuários do Mercado Pago.
O próximo passo, que estará disponível nos próximos meses, será permitir ao cliente realizar compras em lojas físicas e e-commerces a partir do app, utilizando diretamente o saldo disponível em contas de outras instituições financeiras.
Iniciador de Pagamento do Mercado Pago
Segundo a fintech, em uma etapa seguinte, o Iniciador de Pagamento poderá possibilitar aos brasileiros movimentar todos seus internet bankings e apps, viabilizando pagamentos, investimentos e até contratação de seguros.
“O avanço da agenda do Open Finance será fundamental para seguirmos inovando e oferecendo soluções financeiras e de pagamentos simples, seguras e acessíveis. A iniciação de pagamento abre portas para inúmeros casos de usos, que revolucionarão a experiência do usuário. Os clientes poderão manter seu dinheiro na instituição que lhe oferecer melhores condições, concedendo a ele o poder sobre um pagamento e do uso dos seus dados, completa Tulio Oliveira, vice-presidente do Mercado Pago.
No momento do pagamento, o usuário verá suas outras contas integradas ao Mercado Pago. Basta selecionar qual ele deseja para trazer o dinheiro para o Mercado Pago e, então, só precisa autenticar a transação, com senha ou biometria, e o pagamento é concluído na hora.
A empresa tem 20,5 milhões de pagadores únicos no Brasil e possui autorização do Banco Central (BACEN) para atuar como Iniciador de Transação de Pagamento (PISP), “oferecendo total segurança às transações e seguindo todas as normativas vigentes”.
O executivo também reforça que o Iniciador de Pagamento irá aprimorar a experiência de compra e venda com Pix no comércio eletrônico. “Na hora de pagar, o usuário não irá mais precisar copiar e colar um código Pix em um outro aplicativo. Todo pagamento se resolve em um redirecionamento que pula algumas etapas, tornando a compra mais rápida. Também enxergamos benefícios para os vendedores como aumento da conversão de vendas e mais negócios “, explica o executivo.
Fonte : https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/mercado-pago-pagamento-pix/