Mercado Pago, Itaú e Mastercard anunciam tecnologia para aumentar taxa de aprovação das compras no e-commerce

O Mercado Pago, o Itaú Unibanco e a Mastercard anunciam a realização da primeira transação online autenticada EMV 3DS (versão 2.1) para compras com os cartões de crédito na plataforma Mercado Livre.

A tecnologia promete aumentar as taxas de aprovação das compras em e-commerce com cartão de crédito e débito. As transações serão tão seguras e convenientes quanto as realizadas no mundo físico. Para os cartões de débito, as empresas esperam realizar a primeira transação ainda em 2019.

“Vamos oferecer uma experiência inovadora ao aumentar a aprovação das compras de forma tão segura e conveniente quanto um pagamento numa loja física”, explica Tulio Oliveira, vice-presidente do Mercado Pago no Brasil.

Autenticação

O protocolo 3DS 2.0, que permite a autentificação da compra, será responsável pela elevação da taxa de compras online ao nível dos pagamentos presenciais. O incremento da quantidade de dados reduz as chances da compra online legítima não ser aprovada por falta de informação.

Para Rubens Fogli, Diretor de Negócios Digitais do Itaú, ter mais informações facilita a compra e melhora a experiência do consumidor. “Ao poder contar com dados extras, melhoramos a experiência dos consumidores e contribuímos para o aumento do nível de confiança desse público, favorecendo o avanço do comércio na internet”, completa o executivo.

A autenticação EMV 3DS usa a tecnologia de machine learning para fazer uma análise de risco considerando uma quantidade maior de dados do usuário e do vendedor. O mapeamento inclui dados do aparelho de onde é feita a compra, auxiliando bancos, adquirentes, empresas de pagamento e bandeiras a validar a compra online.

Cartões de débito

“No débito, a jornada online terá mudanças ainda mais significativas, abrindo espaço para o uso massivo de um tipo de cartão bastante popular”, diz Oliveira. Segundo ele, o projeto dá um passo importante para a democratização do e-commerce.

“Elevaremos a qualidade das transações por meio de novas formas de autenticação a fim de conduzir o e-commerce para uma experiência online mais segura e sem fricção”, explica João Pedro Paro Neto, presidente da Mastercard para Brasil.

Como funciona a autentificação EMV 3DS

  • Solicitação

No instante do pagamento, o Mercado Pago envia as informações criptografadas à Smart Interface da Mastercard. A solução provê a comércios, adquirentes e provedores de serviços de pagamento um modo simples de usar o protocolo EMV 3DS e solicitar autenticação durante um pagamento online.

  • Autenticação

Por meio das informações recebidas, a autenticação pelo emissor pode ocorrer de duas maneiras:

Pagamento sem fricção: de forma instantânea e transparente, o pedido de pagamento é autenticado considerando exclusivamente os dados encriptados enviados pelo Mercado Pago às soluções da Mastercard (Smart Interface e Identity Check).

Autenticação em multi fatores: Após o recebimento de dados, o banco emissor pode solicitar ao usuário uma confirmação adicional (variável segundo cada banco, e que pode ser validação por SMS, biometria, reconhecimento de voz ou facial etc.) para autenticar a compra.

  • Confirmação

Após a autenticação, a tecnologia EMV 3DS da Mastercard envia ao Mercado Pago um tolken criptografado, que confirma que a solicitação do usuário foi autenticada.

  • Finalização

Mercado Pago repassa as informações criptografadas ao banco, que toma conhecimento que a solicitação foi autenticada, finalizando a compra em poucos segundos.

Conheça os benefícios do protocolo EMV 3DS na prática:

Para consumidores

  • Aumento da taxa de aprovação de compras, melhorando a experiência de compra com cartão de crédito e débito;
  • Transação tão segura e conveniente quando a realizada em uma loja física. É como se fosse uma autenticação criptografada com senha feita no momento em que se insere o cartão na máquina POS, mas no mundo online;
  • Melhor experiência do usuário, não é necessário preencher formulários, acessar janelas adicionais e internet banking (cartão de débito) ou digitar várias senhas;
  • Transações autenticadas pelo computador ou pelo celular.

Para comerciantes

  • Amplia a taxa de aprovação, contribuindo para o aumento das vendas;
  • Ajuda a reduzir chargeback e abandono de carrinho;
  • Promove experiência de autenticação em qualquer navegador ou aplicativo móvel;
  • Melhora da experiência do cliente e gera fidelização.

Para instituições financeiras

  • Fornece muito mais informações, permitindo decisões mais assertivas e reduzindo fraudes;
  • Levantamento contínuo de dados atualizados, como dispositivos utilizados (computador, celular, app etc), localização, padrões comportamentais etc;
  • Suporte para autenticação em carteiras digitais;Oferece visão única dos clientes, permitindo proporcionar experiências personalizadas.

Fonte: e-commerce Brasil

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