Metrô de São Paulo e CPTM iniciam teste de pagamento de passagem com QR Code

Os passageiros do Metrô e da CPTM do estado de São Paulo poderão realizar pagamentos das tarifas com QR Code a partir desta terça-feira (3). O projeto passará por 45 dias de testes nas estações São Judas, Paraíso, Pedro II (Metrô) e Autódromo, Tamanduateí, Dom Bosco e Aeroporto-Guarulhos (CPTM).

É possível fazer a compra online de passagens com QR Code através do aplicativo VouD, que aceita cartão de crédito. Já para transações com cartões de débito, a venda é realizada nas máquinas de autoatendimento nas estações. No dinheiro, a versão física da passagem com QR Code será vendida nas bilheterias. Elas serão válidas até o dia 18 de outubro.

Para utilizar, o passageiro deve encostar o celular ou bilhete com QR Code nos leitores instalados. Serão dois leitores em cada estação. No caso das passagens físicas, a recomendação é de utilização até três dias após a compra para evitar danos na leitura do código.

“A ideia é que o pagamento da tarifa com o QR Code substitua futuramente a maior parte dos pagamentos com o bilhete magnético unitário. Na CPTM, em média, 25% dos passageiros pagantes utilizam esse tipo de bilhete. No Metrô, o percentual é de 15%”, escreveu o Governo do Estado de São Paulo em comunicado.

A iniciativa é da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos em parceria com o Consórcio Metropolitano de Transportes (CMT). O objetivo é de modernizar os sistemas de pagamentos, trazer mais praticidade e reduzir custos, como a emissão de bilhetes magnéticos ou de cartões.

Fonte : startse.com

Download

Deixe um comentário