Para entender a intenção de consumo para o Dia das Crianças, a Shopee, fez uma pesquisa in-app do seu marketplace. Um dos resultados obtidos foi o valor pretendido gastar na data: em média, será R$ 220 nos presentes, o que representa um aumento de 5% em relação ao ano anterior.
Vale mencionar que, em outro levantamento (da ABComm), o Dia das Crianças pode garantir R$ 5,95 bilhões de faturamento em 2023. Neste caso, o e-commerce pode representar mais de 40% das vendas na data.
Categorias mais buscadas
Entre os respondentes, 34% disseram que já sabem o que vão comprar para as suas crianças, 13% a mais em comparação ao ano passado.
Entre as categorias mais buscadas, destaque para:
– Brinquedos: 42%;
– Calçados: 10% (essa, aliás, cresceu 6% em relação a 2022);
– Esporte e Lazer: 8%;
– Bebês e Crianças: 7%;
– Eletros e Portáteis: 5%.
Preço acessível na hora da escolha
Sobre os critérios de escolha dos consumidores, 63% dos entrevistados consideram o preço como o fator mais importante na hora da compra. Em segundo lugar, 15% desejam que o presente seja algo surpreendente.
Já na terceira colocação, 13% buscam algo que a criança realmente deseja receber, enquanto na última posição 7% mencionam a facilidade de encontrar o produto como critério relevante.
Hábitos de compras
O levantamento apontou também os principais hábitos de compras dos brasileiros durante a data comemorativa. Em relação às ferramentas utilizadas para pesquisar presentes e descontos, o Google segue sendo a plataforma mais utilizada por 45% dos respondentes.
Por outro lado, 38% compram em lojas recomendadas e 35% seguem a indicação de amigos ou familiares. Para 27% dos entrevistados, o Instagram é a melhor rede social para procurar produtos, seguido por Facebook e YouTube, com 12% cada.