No Dia dos Solteiros, Alibaba entrega mais de 200 milhões de pacotes apesar das restrições

O tão famoso Festival 11.11 do Grupo Alibaba (ou Dia dos Solteiros, para os brasileiros) deu muito o que falar. Segundo a Cainiao, divisão logística da empresa chinesa, as entregas de encomendas ultrapassaram os 200 milhões de pacotes. Porém, esses dados poderiam ser muito maiores, uma vez que 15% das áreas da China tiveram a logística interrompida por conta do controle da Covid.

Para os pedidos gerados na primeira janela de vendas do dia 11/11, a Cainiao encurtou o tempo entre o pagamento e o atendimento em mais de 3 horas em comparação com o ano passado. O período entre o envio do produto pelos vendedores e a conclusão da entrega também diminuiu em quase cinco horas.

Desafio chinês devido a pandemia
Por conta da tensão que ainda ocorre na China em relação às restrições da pandemia, a empresa afirma que houve muitos empecilhos na logística da última milha, o que reduziu as entregas diárias.

Como comparativo ao ano anterior, as empresas de logística doméstica movimentaram uma média diária de 389 milhões de encomendas neste Dia dos Solteiros. Por outro lado, em 2021 esse número foi de cerca de 425 milhões por dia durante o festival de compras, segundo dados do Ministério dos Transportes da China.

Machine learning para otimização logística
Mesmo com toda a complexidade logística, o Grupo Alibaba afirma que em muitos casos conseguiu reduzir os prazos de entrega internacional. Seus serviços de entrega acelerada atenderam 80% dos pedidos espalhados em cerca de 40 mil marcas internacionais no mercado B2C este ano.

O segredo da eficiência logística para o Dia dos Solteiros, segundo a empresa, foi o planejamento antecipado, aliado à assistência do machine learning. Neste caso, a plataforma se preparou para o festival analisando padrões de compras e outras entradas com aprendizado de máquina, a fim de identificar produtos populares e garantir estoque suficiente.

Mais de 80% dos pedidos do Dia dos Solteiros foram pré-agrupados, pré-embalados e pré-despachados para armazéns já na pré-venda, com o intuito de melhorar a velocidade de entrega e reduzir os custos.

Robôs para as entregas de última milha
Outra curiosidade do Alibaba para o festival de vendas foi o incremento do seu exército de robôs utilizados na logística. De acordo com o marketplace, eles “cobriram” o trabalho humano de última milha em cerca de 400 campus universitários na China durante 11/11/2011.

Robô de entrega “Xiaomanlv” em um campus universitário durante 11.11. Crédito da foto: Grupo Alibaba
A frota de 700 veículos autônomos Xiaomanlv dobrou de tamanho em relação ao festival do ano passado. E, dessa vez, recebeu suporte de uma rede de estações de coleta para atender clientes em áreas de difícil acesso.

Logística muito além dos robôs
O braço logístico do Alibaba contratou 100 mil trabalhadores adicionais para a logística do Dia dos Solteiros. Para garantir a velocidade e pontualidade das entregas, a maioria dessas pessoas foi alocada em postos de entrega estratégicos.

A adição de colaboradores, segundo o Grupo Alibaba, contribuiu na pesagem das mercadorias e, consequentemente, aumentou as vendas dos lojistas e a fidelização dos consumidores.

Poder logístico otimizado
Este ano, a Cainiao usou mais de 400 rotas de carga para enviar mercadorias do Alibaba da China para o mundo. Para tanto, utilizou-se desde voos fretados e fretes marítimos até expressos ferroviários.

Além disso, preparou quatro milhões de metros quadrados de espaço extra de armazenamento em 20 cidades chinesas. Por conta do combate à pandemia feito pelo governo chinês, o espaço extra permite aos lojistas reservarem uma área no CD do Grupo Alibaba caso o armazém próprio seja fechado.

Fonte : https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/dia-dos-solteiros-do-alibaba-tem-entrega-estimada-em-mais-de-200-milhoes-de-pacotes

Download

Deixe um comentário