Novo indicador aponta melhora do varejo em 2023

Começo do ano teve boas performances em produtos alimentícios, vestuário e material escola, segundo Índice de Atividade Econômica Stone Varejo.

Após desempenho fraco no ano passado, o volume de vendas do comércio no país voltou a subir no começo de 2023, puxado por boas performances em produtos alimentícios, vestuário e material escolar. É o que sinaliza primeira edição do Índice de Atividade Econômica Stone Varejo, novo indicador que mensura ritmo de vendas do setor, elaborado pela empresa de meios pagamentos Stone e pelo Instituto Propague.

No indicador, cujo resultado de janeiro desse ano foi antecipado ao Valor, o volume de vendas ante janeiro de 2022 subiu 1,02%, após quedas em dezembro de 2022 (-1,02%) e em novembro (-1,84%), também na comparação ante igual mês de ano anterior.

O novo índice, cuja metodologia é baseada na do Consumer Finance do Federal Reserve Board (Fed, o BC dos EUA), pode estar a antecipar sinal de melhora no comércio, ante ano passado. Na semana passada, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apurou alta de 1% em 2022 nas vendas do varejo restrito, que exclui veículos, motos, partes e peças e material de construção: a pior taxa anual desde 2016 (-6,2%).

Porém, para Matheus Calvelli, cientista de dados da Stone, no primeiro mês de 2023 o cenário do comércio foi mais favorável, na leitura do novo indicador.
Ao justificar sua posição, o especialista citou outra versão do índice, denominada Índice Stone Restrito, que exclui material de construção, combustíveis, e veículos e peças. Nele, houve alta até mais intensa em janeiro desse ano, de 3,34% ante janeiro do ano passado.

Na evolução por segmentos, completou Calvelli, a maioria dos usados para cálculo do Stone Varejo teve performance positiva, em janeiro ante janeiro de 2022. Uma delas foi aumento de vendas de produtos alimentícios, informou ele.

Outro destaque positivo foi vestuário, acrescentou o especialista. Há sinais de intensificação de promoções, nas lojas desse segmento, em janeiro – o que pode ter alavancado vendas.
Além disso, citou ainda boas vendas em papelaria a influenciar para cima a alta do índice em janeiro. Ele lembrou que neste ano está sendo primeiro período escolar “relativamente normal” após pandemia iniciada em 2020, o que favorece compra de material escolar.

O indicador também traz análise por regiões, completou ele. Em janeiro de 2023 em relação ao mesmo mês em 2022, as vendas do varejo subiram em 18 dos 26 Estados mais Distrito Federal, no Stone Varejo. “Foi bem disseminada a melhora [no comércio]”, resumiu.

Para se acompanhar evolução dos segmentos pesquisados pelo indicador, será montado site próprio do Stone Varejo, com séries gratuitas. A coleta de informações para o indicador é feita junto à base de clientes da Stone.

Calvelli informou que a ideia é que o índice saia todo mês, antes do dia 10. Vinicius Carrasco, economista-chefe e sócio da Stone notou ainda que os dados do varejo pelo IBGE contam com “demora” entre apuração de dados e divulgação – o que não será o caso do Stone Varejo. “A gente pode gerar a informação em ‘real time’ quase.”

Fonte : https://valor.globo.com/brasil/noticia/2023/02/13/novo-indicador-aponta-melhora-do-varejo-em-2023.ghtml

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