O avanço da sociedade, principalmente na parte tecnológica, acontece mais cedo e com maior rapidez a cada dia que passa. Mas a pandemia do coronavírus acabou acelerando ainda mais algumas questões que já estavam em andamento.
Foi exatamente o caso da evolução digital em todo o mundo e em todas as áreas de atuação. Inclusive no varejo. “A pandemia acabou acelerando a transformação digital nas empresas. Elas não tiveram escolha. De uma hora para outra tiveram que lidar com um mercado fechado e uma mudança geral no supply chain. As empresas tiveram que agir rápido e entender que aquele era o momento para a transformação”, afirma Sunial Rao, VP e General Manager de Bens de Consumo da Salesforce, em entrevista exclusiva para a Mercado&Consumo.
“O digital está aqui. As pessoas compram muito no online. Durante a pandemia isso aumentou muito. Mas ainda mais de 90% das vendas ocorrem nas lojas físicas. Temos realmente que encontrar um equilíbrio. Muitas marcas estão buscando combinar as experiências das lojas físicas e do digital. Elas precisam ser complementares. É necessário entender como falar com os dois clientes. O que está no físico e o que está no digital. A combinação entre esses dois mundos é a chave para onde querermos ir”, afirma Sunil.
“Principalmente após a pandemia, uma série de alternativas digitais foi criada. Soluções diferentes. Um dos nossos grandes objetivos hoje em dia é o omnichannel. Combinar a importância do físico com o digital. Combinar os vários canais possíveis para criar uma grande experiência de compra”, alerta o VP de Bens de Consumo da Salesforce.
Metaverso é o futuro?
E, se a transformação digital durante a pandemia garantiu um grande avanço no e-commerce, o mesmo aconteceu paralelamente com a chamada Realidade Virtual. A tecnologia antes vista apenas em filmes e jogos, hoje já começou a fazer parte da nossa vida em outras situações.
Mas apesar do rápido desenvolvimento nos últimos anos, Sunil acredita que o caminho a se percorrer ainda é longo. “Empresas estão investindo para que o metaverso seja não só uma experiência para o consumidor, mas uma experiência de negócios. Combinar o social commerce com a tecnologia. Entender como o consumidor do futuro vai se comportar. Como tudo isso vai parecer. E como todo mundo vai estar neste mundo digital. Ainda tem muita coisa para evoluir. Ainda precisamos aprender muito”, garante.
“A Realidade Virtual é a tecnologia. Mas o metaverso é um conceito bem maior. É a interação do seu eu digital com outros ‘eus’ digitais. Temos ainda um longo caminho a percorrer. Mas a tecnologia avança muito rápido”, finaliza Sunil.
“No final das contas a pandemia acabou ajudando muitas empresas a colocar em prática algumas coisas que não eram prioridade”, completa Sunil, que chegou na Salesforce há sete anos.
“Entrei em 2015, quando começamos com o que chamamos hoje de indústria de cloud. Muitas coisas mudaram e muitas coisas continuaram iguais. Nós tentamos entender quais são os principais desafios que as maiores companhias estão enfrentando. Hoje o maior gasto das companhias de bens de consumo pelo mundo é o chamado ‘trade spend’, que é aquele gasto para promover os seus produtos em locais de varejo. E a Salesforce tem a expertise necessária para ajudar essas empresas a administrar esse dinheiro”, garante Sunil.
Equilíbrio é o segredo
Com a aceleração da transformação digital nas companhias, houve um avanço muito grande no varejo online. Não só na tecnologia, mas nas estratégias de venda, inclusive colocando a experiência do consumidor como um grande pilar na busca por uma maior conversão.
Apesar desse grande avanço do digital, o varejo físico não pode ser deixado de lado, pois segue sendo de fundamental importância para qualquer grande empresa de consumo.
Fonte : https://mercadoeconsumo.com.br/26/12/2022/tecnologia/o-futuro-do-varejo-esta-na-equilibrio-entre-o-fisico-e-o-digital-diz-vp-da-salesforce/