Entenda como a pandemia acelerou mudanças tecnológicas em diversos setores e transformou a experiência de compra do consumidor.
A pandemia trouxe uma nova realidade para a vida das pessoas, afetando diversos setores, principalmente, as áreas de saúde e economia.
Com o isolamento social, houve uma aceleração da transformação digital ao redor de todo o mundo.
Dentro do cenário comercial, a tecnologia se apresenta como um meio de transformação na experiência de consumo. Com isso, muitas empresas e negócios locais adotaram o e-commerce como uma solução para as vendas.
Apesar do boom das compras on-line, o varejo físico se mantém firme no mercado, que vem apresentando indícios de um consumo cada vez mais híbrido a longo prazo.
O isolamento social potencializou a inclusão digital, bem como as transações e o consumo on-line.
Vendas e projeções
Varejo Mundial | 2019-2024
Fonte: Emarketer Inteligência de Mercado | Globo
Vendas e projeções
Varejo Mundial | 2019-2024
Fonte: Emarketer Inteligência de Mercado | Globo
Em 2021, a China se tornará o primeiro país da história onde o digital atingirá mais da metade das vendas do varejo e continuará liderando o mundo em número de compradores digitais.
Investir em canais on-line foi a solução encontrada por muitos brasileiros para fechar 2020 com saldo positivo. A venda on-line se tornou um dos principais meios de geração de receita durante a pandemia.
A evolução do e-commerce no Brasil deu um salto em 2020, com crescimento de 41%
Benefícios da tecnologia no ambiente de compra
Marketplaces cresceram ainda mais 52%. Com esse patamar, o formato foi responsável por 84% das vendas on-line.
Fonte: Ebit | Nielsen Webshoppers 43 Inteligência de Mercado | Globo
Crescimento do E-commerce brasileiro fica em 4º no ranking global
Crescimento global em 2020 foi de 28%. Dado reflete o quanto cada país esteve acima dessa média
Fonte: Emarketer Inteligência de Mercado | Globo
Comportamento do consumidor e as novas tecnologias
A aceleração do uso dos canais digitais para compras também evidencia os pontos de melhoria.
O processo de logística reversa já era um ponto de atenção antes da pandemia. Com restrições e cuidados sanitários, ficou mais evidente.
Qual seu maior receio ao realizar uma compra on-line?
Fonte: Emarketer Inteligência de Mercado | Globo
Mais da metade dos usuários da Internet nos EUA afirmam que devoluções gratuitas são o elemento mais importante para a decisão da compra de um produto on-line.
Nesse sentido, novas tecnologias facilitam processos no ambiente de comprar, agregando comodidade e praticidade.
Benefícios da tecnologia no ambiente de compra
Fonte:High Tech Retail | Grupo Chroma/abr 19
A palavra-chave do momento é a mudança, inspirada por 5 principais drivers.
Em 2030, espera-se que três quartos da população global estejam conectados.
- Aumento Populacional
- Fatores Ambientais
- Evolução dos Valores do Consumidor
- Deslocamento de Poder Econômico
- Advento de Novas Tecnologias
Na última década, a tecnologia surgiu como um dos principais impulsionadores que remodelam o mundo. Novas soluções acelerarão mudanças para empresas e consumidores.
Inteligência Artificial
Padrão de aprendizagem de máquinas a partir de dados que levarão uma maior automação. Encontramos essa tecnologia na campanha ‘Intel e o Futuro da Inteligência Artificial’, com um holograma.
.Realidades alternativas
Realidade virtual: Tecnologia envolvente que pode levar os consumidores a novos mundos. Encontrada no tour virtual do museu Van Gogh.
Realidade aumentada: Integração de elementos ou informações virtuais com elementos do mundo real através de uma câmera. Tecnologia encontrada através do Google RA – Animais em 3D.
Realidades misturadas: Uma combinação entre o mundo real e o virtual. Tecnologia encontrada através do HoloLens 2, da Microsoft.
Internet das coisas
A adição da conectividade com a Internet a mais coisas para novas estratégias baseadas em dados. Tecnologia encontrada na Casa do Futuro LG.
Vestíveis/Injetáveis:
Podem conectar consumidores de formas mais imperceptíveis do que smartphones. Tecnologia encontrada através da 360 Wallet.
Blockchain
A capacidade de descentralizar o poder terá implicações na gestão da cadeia de abastecimento, pagamentos, segurança de dados e fidelidade. Tecnologia encontrada na campanha ‘Figure Technologies e o Blockchain.
Impressão 3D
Capacidade de fazer objetos tridimensionais a partir de um arquivo digital. Tecnologia encontrada na Volks com o The Polo Principle.
5G
Redes atualizadas fornecerão a velocidade e a potência necessárias. Tecnologia oferecida pela Verizon + Samsung Galaxy S21.
A presença de um consumidor mais omnichannel será cada vez mais forte nos próximos anos.
No curto prazo, a maior parte da intenção de compra será híbrida, ou seja, utilizando canais digitais e físicos. Dessa forma, para construir e reforçar o relacionamento das marcas com seus consumidores, será essencial a reinvenção da jornada do consumidor.
Fonte: Euromonitor International
Fonte: Euromonitor International
Como o brasileiro pretende usar a tecnologia em suas jornadas de compra.
Fonte:High Tech Retail | Grupo Chroma/abr 19
É preciso criar pontes mais humanas e didáticas entre os shoppers e as novas tecnologias.
Muitos ainda se sentem desconfortáveis ao perder a interação humana no processo, além da falta de familiaridade ao interagir com as inovações.
Reação do Shopper às Tecnologias.*
*Como você imagina que se sentiria em mercados, farmácias, lojas de conveniências, restaurantes e outras lojas com essas tecnologias?
Fonte:High Tech Retail | Grupo Chroma/abr 19
As novas soluções em tecnologia devem aproximar um pouco mais as experiências e expectativas entre diferentes categorias no longo prazo.
Mudança de Hábito:
54% dos consumidores pretendem manter a atividade de comprar on-line, adquirida durante a pandemia
38% Realizou compras de bens duráveis pelo menos 1x por trimestre em 2020.
45% Pretendem manter os gastos com bens duráveis em 2021.
20% Pretendem comprar algum item de utilidade doméstica nos próximos 90 dias.
20% Pretendem comprar smartphones nos próximos 90 dias.
19% Pretendem comprar algum item eletrônico nos próximos 90 dias.
Entendemos que a relação do consumidor com a tecnologia tem mudado seus hábitos de compra e suas expectativas quanto à interação com os canais de venda. A pandemia acelerou muitos dos hábitos e concentrou maior poder entre os marketplaces, que buscam oferecer o melhor nível de serviço possível para fidelização.
Novas tecnologias serão fundamentais para diminuírem a distância entre experiências on-line e off-line, bem como para tangibilizar o processo de compra de produtos que dependem mais de seleção e experimentação. Com base nisso, informar e capacitar o consumidor será fundamental para destravar todo potencial de soluções tecnológicas, conhecidas ou não.
Por fim, por mais que o consumidor espere que, no longo prazo, suas compras serão mais exclusivas em determinado canal para cada categoria, a intenção de compra no curto prazo é cada vez mais omnichannel.
Fonte : gente.globo.com