O comércio ganhou um presente de Natal neste dezembro. O faturamento do varejo nas duas primeiras semanas de mês saltou 14% na comparação com o mesmo período do ano anterior, segundo a Rede, empresa de “maquininhas” e outros meios de pagamentos do Itaú Unibanco.
Segundo os dados, houve avanço de 11% no comércio físico e de 26% no e-commerce. O número de transações também cresceu, avançando 16% — sendo um alta de 13% nas transações físicas e de 27% no varejo online.
O tíquete médio das compras foi de R$ 91,83, sendo que no e-commerce o valor ficou em R$ 79,70, e no físico, em R$ 96,24. Como de praxe, os setores que puxam a alta são relacionados às festas de fim de ano e às férias de janeiro: hotelaria (crescimento 35,2%), lojas de departamento (30,7%), alimentos especializados (30,2%), decoração e eletrodomésticos (25,4%) e companhias aéreas (20,8%).
A Rede analisou as vendas realizadas entre 1º e 17 de dezembro.
‘https://oglobo.globo.com/blogs/capital/post/2023/12/o-natal-gordo-do-varejo-vendas-saltam-na-comparacao-com-2022-segundo-a-rede.ghtml