O novo negócio dos ônibus da Buser: ser a ‘última milha’ dos pacotes do e-commerce

A Buser, que nasceu e cresceu oferecendo fretamento coletivo de ônibus, está aproveitando os espaços vagos nos bagageiros de sua frota de 1,2 mil veículos parceiros para pegar carona na explosão do e-commerce e diversificar receitas. Há pouco mais de um mês, a start-up está transportando encomendas para varejistas on-line, integradoras logísticas e mesmo indústrias, em um serviço que pode ocupar até a chamada “última milha” — isto é, chegar à porta do consumidor final.

A ideia da Buser é turbinar a nova vertical por meio do seu recém-anunciado plano de investir R$ 1 bilhão nas operações da start-up nos próximos dois anos. Parte do dinheiro virá de um cheque de R$ 700 milhões recebido no mês passado, em rodada liderada pelo fundo britânico LGT Lightrock.

1,5 mil toneladas por dia

No caso do Buser Encomendas, como o novo serviço é chamado, a expectativa é estar transportando 1,5 mil toneladas de encomendas por dia em 2022. A start-up não informa quanto carrega hoje, mas diz que, desde maio, quando o serviço foi lançado, o volume triplicou.
De acordo com a companhia de Marcelo Abritta, a solução já tem entre clientes empresas como a Metalfrio, multinacional brasileira que fabrica equipamentos de refrigeração, e a start-up de logística CargoBr.

Segundo Gabriela Miranda, diretora de novos negócios da Buser, o uso de capacidade ociosa nos bagageiros de ônibus que já estão nas estradas percorrendo 3,7 mil trechos proporciona custo mais competitivo para a solução em relação à concorrência.
“Embora a gente prometa entrega em até 24 horas, estamos conseguindo fazer algumas em até 8 horas”, sustenta a executiva, em nota, acrescentando que os pacotes são rastreados em tempo real por meio de telemetria e sustentando que seus preços chegam a ser 50% menores que o de seus competidores.

Fonte : blogs.oglobo.globo.com

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