Dia das Mães mal terminou e lojistas de todo o Brasil já estão de olho na próxima grande aposta do mercado: o Dia dos Namorados. A data cresceu 63% em volume de pedidos e 91% em faturamento entre 2019 e 2020, movimentando R$ 4,1 bilhões em receita, conforme dados da Ebit|Nielsen e Bexs.
Tamanho do crescimento deixa claro o potencial da sazonalidade para o e-commerce em 2021. E como a demanda por ofertas na data já está crescendo, preparar ações com antecedência é decisivo para o sucesso de vendas no dia 12 de junho.
Pensando nisso, a solução de vendas on-line olist mapeou 3 tendências do e-commerce que representam grandes oportunidades de crescimento para lojistas no Dia dos Namorados 2021. Confira a seguir!
1) Categorias já consagradas continuam crescendo
Um levantamento realizado pelo olist revela que categorias já consolidadas no e-commerce vão continuar tendo destaque no Dia dos Namorados 2021. Entre os segmentos que mais devem crescer na sazonalidade estão:
- Bebidas
- Beleza e Saúde
- Cama, Mesa e Banho
- Móveis, Decoração e Utilidades domésticas
- Eletrodomésticos
- Eletrônicos e Informática
- Eletroportáteis
- Esportes e Suplementos
- Games
- Moda e Acessórios
Esta lista de produtos detalha quais mercadorias devem ser mais buscadas no Dia dos Namorados em cada segmento – são mais de 170 itens de 13 categorias diferentes.
2) Competitividade logística ganha ainda mais relevância
Outra tendência de destaque é ter uma logística competitiva. Hoje, prazo de entrega e valor de frete representam fatores extremamente importantes para a decisão de compra do público. Segundo a 31ª edição da Webshoppers, o volume de pedidos com frete grátis no e-commerce cresceu 41% entre 2019 e 2020.
“Quanto mais rápida for a entrega do produto na casa do consumidor, mais feliz fica o cliente e mais vendas a loja segue fazendo. É um ciclo positivo de ganha-ganha. Ganha o lojista, o consumidor e o ecossistema como um todo”, afirma o Head of Middle Market Sales do olist, Matheus Brenny.
Portanto, contar com soluções logísticas que tornem as entregas mais rápidas e baratas pode alavancar a taxa de conversão e o faturamento de lojas virtuais. “Investir em empresas com ecossistemas completos e integrados facilita muito a vida do lojista ao agregar tempo, gerar uma experiência de venda excelente e ainda garantir a fidelização de novos clientes”, complementa Brenny.
3) Presença em marketplaces torna-se indispensável
Os marketplaces simplesmente dominam o ranking de sites de venda mais acessados do Brasil. Plataformas como Mercado Livre, Americanas.com e Magazine Luiza recebem milhões de acessos todos os dias e representam excelentes vitrines de divulgação para lojas dos mais diversos segmentos, especialmente em datas comemorativas.
O Head of Middle Market Sales do olist reforça a importância de uma estratégia diversificada: “Impulsionado pelo distanciamento social e pelo atual momento no mundo, o e-commerce segue num excelente momento. O volume de compras, de transações online e de vendas está crescendo de forma exponencial, especialmente nos marketplaces”.
Anunciar ofertas em grandes sites de venda é hoje o melhor caminho para as lojas atraírem clientes e faturarem mais online, tanto no Dia dos Namorados quanto nas demais datas do ano. Por isso, marcar presença nesses canais é fundamental para quem quer crescer no e-commerce.
A solução olist store é especializada em venda em marketplaces e ajuda lojistas de todo o Brasil a destacarem seus produtos nos maiores sites do Brasil.
Fonte : ecommercebrasil.com.br