Páscoa é oportunidade de vendas para supermercados, delivery e Social Commerce

Os dados sobre o Dia do Consumidor estão frescos na cabeça e apontam algumas novidades para quem quer vender na Páscoa, afinal, datas comerciais são regadas de oportunidades para cadastrar contatos na base, adquirir relacionamento com o consumidor e claro, vender. Um exemplo disso é que Alimentos e Supermercados foi a 4ª categoria com mais vendas no período de 2 a 15 de março, segundo dados do relatório da All iN | Social Miner e parceiros.

E se esse evento não tinha um apelo específico para o setor de alimentos, a Páscoa com certeza tem a atenção voltada para Supermercados, delivery e oportunidades para o comércio local, com os famosos chocolates caseiros. Mas nem só de doce vive essa data. As vendas giram, sim, em torno de presentes, porém também dos materiais necessários para a produção, e da estratégia de vendas por trás de tudo.

Expectativa para a Páscoa

Em 2021, o crescimento de compras de ovos de Páscoa online foi de chamar atenção, sendo 52% maior em relação ao ano anterior, o que também trouxe um aumento no faturamento de 40%, segundo dados do Neotrust. E mesmo com o retorno às lojas físicas este ano, as pessoas já criaram o hábito de comprar online.

E apesar do evento remeter especialmente ao chocolate, quem entra no seu site ou loja em busca destes produtos pode ter seu interesse despertado por promoções de outros segmentos.

É uma grande oportunidade de entrar na temática e se destacar na experiência do cliente, criando listas específicas de acordo com os interesses de cada público, como criar uma seleção de itens especial para o pequeno produtor de ovos de Páscoa artesanais, outra voltada aos itens de decoração temática, ou ainda brinquedos e pelúcias para fugir do tradicional na hora de presentear a criançada, além de promover itens como a colomba pascoal e outras alternativas para quem busca algo light ou ‘zero açúcar’.

É aí que você olha para sua base de clientes, cria segmentações e mostra que experiência é o seu forte. E o melhor: quando possível, é muito prático poder comprar tudo em um só lugar – facilidade é tudo!

Trabalhando a base

Já que o assunto é entender o comportamento do cliente e sua jornada de compra, vamos falar de cadastros e leitura de dados. O primeiro grande evento de vendas do ano aconteceu em 15 de março, mas tem muito o que acrescentar em leads para o resto de 2022. Outro relatório da All iN | Social Miner, um grande overview de 2021, apontou que janeiro, março e abril são os meses de maior pico de cadastros no primeiro semestre do ano.

Ou seja, sabe os cadastros adquiridos nessa época? Ou até mesmo nas datas comerciais anteriores como Black Friday, Natal e o próprio Dia do Consumidor? É o momento de estudá-los, segmentar sua comunicação, entender em que momento da jornada eles estão e se preparar para as vendas. Ler o comportamento dos consumidores do ano passado pode e deve fazer parte de sua estratégia para este ano.

Social Commerce

A Páscoa é também uma grande chance de ganhar uma renda extra com vendas de trufas, chocolates em formatos diferenciados, ovos caseiros super recheados e por aí vai. Sendo uma grande produção ou não, as vendas por redes sociais vêm ganhando bastante notoriedade e 74% dos consumidores utilizam redes sociais para fazer compra, segundo a pesquisa de Social Commerce da All iN | Social Miner, em parceria com o Opinion Box.

Parte disso é pela facilidade de encontrar produtos desejados – afinal a timeline é uma grande sessão de fotos e os comentários e avaliações contam muito para adquirir confiança antes da compra. Então se você tem um mercado, seja de grande ou pequena saída de vendas, adotar as redes sociais como uma propaganda com certeza é uma ótima estratégia.

E para finalizar, quem também não pode ficar de fora é o delivery, que teve um crescimento intenso e acelerado nesses dois anos e que não saiu do costume dos usuários, mesmo com o retorno das lojas físicas. Ainda de acordo com os dados do Neotrust, houve um crescimento de 68% de Delivery nessa época – e não foi apenas com vendas em chocolates, hein? Teve para todo mundo.

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