A OmniK, empresa que faz parte da FCamara, ecossistema de tecnologia e inovação que potencializa o futuro dos negócios, atua como hub de inovação e Marketplace Solution para negócios digitais.
O marketplace é uma solução que atende as necessidades de ponta a ponta, trazendo a conveniência para o cliente e a escalabilidade para o seller. É uma porta de entrada para marcas em expansão, com benefícios que otimizam e escalaram as vendas, aumentam a diversidade de produtos, expandem o alcance e visibilidade da marca, elevem o ticket médio, entre outros.
Com experiência em transformar os e-commerces em marketplaces, a empresa se mantém atenta ao comportamento do consumidor e às necessidades do mercado. Desde o início de 2023, há um aumento significativo de pequenos e-commerces que se tornam marketplaces in, ou seja, disponibilizando a plataforma nativa para outros varejistas venderem produtos.
Pequenos negócios agora têm mais chances de concorrer no mercado
O comércio eletrônico brasileiro vem crescendo nas pesquisas ano a ano. Segundo estudo da Conversion, em 2023 o tráfego para marketplaces, no geral, teve um aumento de 6,3% em relação ao ano passado. Além disso, o número de visitas únicas também cresceu: até agora foram cerca de 1,1 bilhão de visitas únicas registradas neste mesmo estudo. Esses números evidenciam a procura do consumidor na disputa por preço e mais opções de vendedores.
Embora seja uma prática mais comum entre grandes varejistas, esse aumento é visto com bons olhos e abre grandes oportunidades no segmento. Isso porque, além de um investimento em estoque ser quase desnecessário nesse caso, o pequeno negócio recebe novos sellers e amplia as ofertas e, consequentemente, o faturamento.
A OmniK identificou alguns comportamentos que evidenciam o aumento da procura de pequenos e médios negócios pelo marketplace in, sendo eles:
– Nicho: o negócio que vendia um produto de determinado segmento, por exemplo um maquinário, abriu um marketplace in e passou a vender toda a gama de produtos que o próprio maquinário produz;
– Influenciadores: o influenciador digital abre um marketplace in e vende para o público todos os produtos que fazem sentido para ele.
“O pequeno negócio pode sair da sua bolha de produtos e expandir seu faturamento sem estar preso a um estoque, ainda mais numa época na qual estamos, com a proximidade da Black Friday. E, quem não tinha pensado nisso, pode colocar em prática para o ano que vem, pois a tendência de aumentar a oferta vai beneficiar demais o pequeno e médio negócio”, diz Matheus Pedralli, CEO da OmniK.
Marketplace solution facilita a expansão do pequeno negócio
Além de ampliar o público visitante do marketplace, uma vantagem observada pela OmniK é o aumento do ticket médio. A possibilidade de fazer com que o cliente não precise sair do marketplace para buscar outros produtos faz com que o valor da compra e a quantidade de produtos seja maior. Ao expandir o mix de produtos vendidos, os preços também são variados e podem beneficiar na hora da busca do cliente por um determinado produto.
O grande diferencial da OmniK é que o hub de inovação atende desde o cliente que ainda não tem operação alguma, ao que possui um negócio digital e deseja transformá-lo em um marketplace ou mesmo quem deseja evoluir o shopping digital, com uma solução white label, flexível, data driven e mais.
Com a operação em marketplace, o empreendedor consegue trazer sellers para complementar o mix de produtos, sem que precise fazer gestão de estoque, pode melhorar a gestão de catálogo, ganhar eficiência operacional, automação, atrair mais tráfego, aumentar a receita – especialmente por meio de cross-sell e up-sell – e potencializar todo o ecossistema digital.
A OmniK também ajuda a reforçar a Jornada Full Digital Commerce, que engloba soluções para a jornada do comércio digital de ponta a ponta. Como parceiro de um negócio, a OmniK passa a atuar como um hub integrador, que, através de um seller center, faz a gestão, operação e transação do negócio digital em marketplace.