A nova forma de consumo dos brasileiros, o e-commerce, aumentou de significância no período da pandemia e pós-pandemia. O Buzzmonitor desenvolveu uma pesquisa acerca da percepção dos consumidores no que diz respeito ao e-commerce nas redes sociais. No estudo de social listening, 73 marcas, inseridas em oito categorias, são analisadas no intervalo de 26/11 de 2022 a 19/04 de 2023.
No decorrer do estudo, o segmento de moda e acessórios foi o de maior destaque. Segundo a empresa, o crescimento desta categoria, em especial, é uma consequência dos novos hábitos de consumo desenvolvidos entre 2020 e 2021, devido ao isolamento social. Dentro deste segmento marcas como Lojas Renner, Riachuelo, Marisa, C&A, Shein, Dafiti, Zara, Amaro, Privalia, Zattini e Farfetch foram avaliadas. No entanto, vale ressaltar que a retomada à vida normal, causou uma desaceleração no setor; o faturamento da categoria de moda, em 2022, equivalente a R$ 6,5 bilhões, representou somente 2% de crescimento (E-commerce Brasil, 2022).
Os marketplaces, dentre todas as categorias, foram avaliados com o maior índice de percepção negativa entre os consumidores, dispondo de 35% de comentários queixosos. Porém, o sentimento positivo envolvendo este estilo de lojas superou o negativo, exibindo 49% de elogios. Dentro do estudo, o segmento marketplace foi avaliado através das seguintes lojas: Aliexpress, Mercado Livre, Shopee, Netshoes, Elo7 e Kabum.
O segmento que apresentou melhor percepção entre os consumidores, gerando 83% de menções positivas, foram as livrarias e papelarias, sendo analisados nomes como Kalunga, Livraria Cultura, Saraiva Online, Amazon Brasil, Livraria Pandora, Loja Momotaro, Gimba, Tilibra, Lepok.
Empresas mais populares dentro do e-commerce.
O conceito boca a boca, faz referência ao conhecimento promovido entre os próprios consumidores através de suas conversas diárias, comentários, indicações, sugestões e dicas. O Buzzmonitor reconheceu a importância das trocas entre os clientes e avaliou em seu estudo as lojas de e-commerce mais faladas. Concluindo em primeiro lugar a Amazon, com 13.503 menções, Shopee com 7.032 citações em segundo lugar e MAC com 4.797, completando o top 3. Marcas como Marisa (4.062 menções) e Natura (2.575 menções) se encontram também entre as mais populares.
Em relação aos canais de atendimento e compra, o Whatsapp é classificado como o mais popular, registrando 91% de elogios e 19% de posicionamentos negativos. As observações negativas em geral estão centradas, em questões ligados ao pós-venda, como frete (8%) e entrega (39%), em contrapartida há percepções positivas sobre cupons (99%), desconto (100%) e promoções (88%).
Fonte: Meio&Mensagem
Fonte : https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/pesquisa-avalia-as-empresas-mais-populares-do-e-commerce