No próximo dia 25 de junho, será divulgado o relatório completo do E-commerce Quality Index, o EQI. A pesquisa é inédita no país e classifica a experiência de compra do consumidor final por meio do conteúdo digital das páginas de produtos.
O EQI foi criado em 2018 como um projeto piloto para que marcas e varejistas entendessem a importância de oferecer uma boa experiência de compra online.
Em virtude do impacto que obteve no mercado, a pesquisa de 2019 se tornou muito mais ampla e agora contempla além do Brasil, a análise do comércio eletrônico dos Estados Unidos e países da América Latina, como: Chile, México, Argentina, Peru e Colômbia.
Em 2019, o estudo foi feito com os 78 maiores varejistas online do Brasil, representando mais de 70% do faturamento do comércio eletrônico do país.
No total, foram mais de 5 milhões de páginas de produtos analisadas por meio de inteligência artificial e tecnologia de machine learning. A captura das informações foi feita entre os meses de janeiro a maio deste ano.
Os sites foram classificados em 7 segmentos: Fashion, Eletro, Casa & Cia, Saúde e Beleza, Produtos de Alto Giro (alimentos, bebidas, limpeza e produtos pet), Multicategorias e Marketplaces.
O EQI levou em consideração 5 atributos para analisar os e-commerces: o número de imagens na página, o tamanho da descrição dos produtos, as avaliações e comentários dos consumidores e a facilidade de encontrar o produto por meio do título ou categoria.
Para compreender o que é mais importante em uma página de produto para o consumidor final, o EQI e a Opinion Box fizeram uma pesquisa com mais de 2 mil consumidores para analisar a satisfação de compra online. O estudo apontou o que é mais relevante para eles no e-commerce: imagens, título, descrição, avaliações, comentários ou categorização.
Para Davi Song, CEO da Lett, empresa criadora do estudo, o EQI tem um papel muito importante na evolução da qualidade da prestação de serviço do mercado eletrônico brasileiro.
“O comportamento de compra dos clientes mudou muito nos últimos anos. Eles estão cada vez mais conectados e independentemente do canal de aquisição, eles exigem experiências de consumo excelentes. Para isso, é preciso informação. E o EQI foi criado justamente para servir de benchmarking para que indústrias e varejistas consigam criar estratégias inteligentes para conquistar os consumidores no ambiente digital”, explica Davi.
Esse ano, o EQI 2019 terá como parceiros e apoiadores: a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), a ComSchool e a Opinion Box.
Os interessados em receber o conteúdo da pesquisa podem fazer um pré-cadastro no site do EQI. O conteúdo completo da pesquisa estará disponível a partir da data do lançamento, no próximo dia 25 de junho.
Fonte: e-commerce news