Qargo, startup para transporte de cargas e encomendas, chega em Belo Horizonte

Enquanto muitos consideram a infraestrutura e logística do Brasil como uma séria fraqueza do país, Iltenir Junior enxergou nisto um mercado. O empresário que ingressou no setor de transportes e logística há quase duas décadas, e empreende desde 2011 na ProntCargo, especialista em logística e transportes multimodais, foi fisgado por uma ideia quando pegou seu primeiro taxi via aplicativo. “Eu estava percorrendo o caminho de casa até o meu escritório, em São Paulo, enquanto entrevistava o taxista sobre a funcionalidade do seu aplicativo. Foi aí que tive a ideia da Qargo”, contou ele, hoje CEO da startup que estreou suas atividades em junho de 2018.

“O transporte de cargas movimenta a economia do país. O transportador tradicional não acompanhou a evolução tecnológica – sua logística ainda é lenta e inflexível, e suas tabelas de fretes são complexas”, explicou Junior. “O consumidor agora é digital e mais exigente, não tolera esperar tanto para receber uma compra e quer acompanhar o andamento da entrega. E embora disruptivas, algumas startups não tem uma diversificação de veículos, e não oferecem suporte para dar garantias de ressarcimento em casos de sinistros”, acrescentou.

A Qargo foi criada como uma plataforma para oferecer soluções em entregas de cargas e encomendas, conectando uma frota de veículos desde motos a caminhões, usando um aplicativo de celular. É semelhante à Uber em sua mecânica, mas soluciona um mercado totalmente diferente, transformando a experiência de compra de um consumidor do varejo, bem como oferecendo soluções customizadas para a indústria. “Hoje existem entregadores nossos que fazem entre R$ 4 mil e R$ 5 mil por mês”, comentou Junior, orgulhoso. “Geramos um círculo virtuoso, com clientes satisfeitos com o serviço e entregadores felizes, trabalhando como autônomos e sendo devidamente remunerados”, completou.

Para se cadastrar na Qargo, um entregador precisa cumprir com uma série de requisitos, mas os três mais importantes são, um veículo registrado na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), uma empresa aberta (CNPJ), e ser liberado pela gerenciadora de riscos parceira da startup. “Escolhemos trabalhar apenas com pessoas regulamentadas. A regularização é boa para a qualidade do entregador, certifica que ele tem tudo necessário para fazer o serviço corretamente, oferecendo segurança ao embarcador que nos contrata”, pontuou Iltenir.

Como funciona a Qargo?

O conceito se assemelha muito a um marketplace, ou ao Uber com vários entregadores disponíveis para fazer a entrega dos produtos. Na Qargo, cliente usa a plataforma para solicitar uma entrega, que é rapidamente aceita por um entregador.

É necessário dar instruções sobre a origem e destino do transporte, e os dados da mercadoria a ser transportada, tais como, quantidade e dimensões dos volumes, peso real e valor de mercadoria, já que 100% dos transportes oferecem cobertura securitária.

A startup tem dois tipos de público:

  • Varejo
  • Indústria

As taxas e condições variam de acordo com o serviço, distância, e valor da mercadoria.

Além de viabilizar uma solução customizada para a entrega, a Qargo também disponibiliza relatórios completos sobre o trajeto e notas fiscais detalhadas. Todas as informações são registradas no histórico do contratante para consulta a qualquer momento.

Assim como nos serviços com Uber, o preço é mostrado antes da confirmação do transporte. As opções de pagamento são boleto bancário ou cartão de crédito.

O futuro da Qargo

A empresa começou a atuar apenas na Capital e Região Metropolitana de São Paulo, mas hoje já atende a cidade mineira de Belo Horizonte. O plano é expandir o alcance do serviço.

No primeiro momento, a expectativa é que a Qargo chegue, em breve, a Brasília, Curitiba, Salvador e Manaus.

O objetivo da empresa é continuar focando no serviço de transportes regulamentados. Sobre a possibilidade de incluir veículos de passeio no portfólio, o CEO disse que esse não é um modelo viável para a Qargo, uma vez que esses veículos não cumprem a normativa da ANTT para o transporte de cargas, e consequentemente o seguro não é compreendido pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP).

A ideia da Qargo é manter a proporção entre demanda e entregadores equilibrada, para evitar que haja desequilíbrio tanto no relacionamento com entregadores quanto com os clientes.

Fonte: revista mundo logística

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