Os números do segundo trimestre de 2022 (2T22) mostram que o e-commerce brasileiro não passou imune às complexidades do cenário internacional e nacional.
Apesar de o e-commerce ter faturado mais de R$ 38,4 bilhões, a variação em comparação com o mesmo período em 2021, acabou sendo negativa. A queda de 3,2% no faturamento confirma a tendência de desaceleração já observada no trimestre anterior.
Os impactos globais da guerra na Ucrânia, com alta nos combustíveis e inflação elevada, ajudam a explicar um comportamento mais cauteloso do consumidor.
Outra razão é a base de comparação. No 2T21, o comércio tradicional havia sido fortemente impactado pela pandemia. Com a retomada das atividades, o consumidor voltou às lojas físicas.
A boa notícia é que o número de pedidos segue em alta. Ou seja, o consumidor segue comprando online.
O PIX ganhou muita participação entre as formas de pagamento, chegando a quase 19% em número de pedidos.
Inclusive, a Neotrust criou o mapa da evolução do PIX mês a mês que vai de janeiro de 2021 até junho de 2022 e pode ser verificado na página 20 do relatório.
O Relatório Neotrust traz uma fotografia do 2T22 em comparação com os períodos idênticos dos anos anteriores. São dados que contribuem para projetar o que está para vir pela frente. Afinal, o segundo semestre de 2022 será um período extremamente desafiador: eleições, Black Friday, Copa do Mundo e Natal.
Confira o Relatório completo publicado na Biblioteca do RadarIC, clicando em: https://radaric.correios.com.br/3d-flip-book/relatorio-neotrust-e-commerce_2t22/
Fonte : https://neotrust.com.br/