As transformações ocorridas na jornada do consumidor nos últimos quatro anos serviram de trampolim para uma série de novos hábitos e mais espaço para segmentos. Um deles foi o de Saúde e Beleza, que em 2022 atingiu US$ 1.039 bilhão em vendas líquidas no mundo, crescendo 18,6% ante 2019. A partir disso, a trajetória prevista para os próximos anos, com base em dados da Flywheel, é de um destaque ainda maior do setor. A América Latina, liderada pelo brasil, também está incluída nessa equação.
De acordo com levantamento elaborado pela seccional da empresa na América Latina, o setor de Saúde e Beleza da região deve crescer em US$ 73,6 bilhões até 2027. Deste todo, o Brasil segue como principal país e espera-se que US$ 32 bilhões sejam atingidos no mesmo retrospecto. Ao todo, o mercado brasileiro representa 43,4% do resultado aguardado para todos países da região.
Para 2024, a companhia prevê avanço de 5,8% no recorte brasileiro do setor, com impulso principal causado pelo e-commerce. Para os próximos meses, a Flywheel Latam acredita no crescimento de 14,9% em vendas online na América Latina.
“É crucial que as marcas invistam em uma estratégia sólida de presença digital, adaptando-se aos diversos canais online e garantindo a facilidade de localização e compra de seus produtos”, explica Silvia Gafanovitch, Insight Leader da Flywheel Latam.
Caminhos que levam ao produto
O destaque para o e-commerce na região é dividido em dois modelos: omnichannel e pureplay. Enquanto o primeiro trata-se de uma experiência única em diferentes frentes de comércio, combinando físico e online, o segundo inclui quem opera exclusivamente no ambiente digital.
A pesquisa também fala em formatos 1P (venda direta da marca) e 3P (venda por meio de terceiros) aparecendo nas jornadas dos consumidores latino-americanos.
Para o Brasil, o levantamento trata como principal expectativa a consolidação do Pureplay 3P, ou seja, da venda online por meio de sites terceiros. A preferência é a mesma no olhar para América Latina em geral.
Saúde e Beleza globalmente
No plano mais amplo, o setor de Saúde e Beleza também está com previsões promissoras. Neste ano, a Flywheel prevê aumento de 6,5% nas vendas. Em geral, os principais locais com atuação no setor nos últimos anos são:
– EUA
– China
– Japão
– Alemanha
– Reino Unido
Juntos, eles respondem por 67,7% das vendas de itens do gênero em 2022. Neste período, o país com mais venda entre os citados chegou a US$ 412 bilhões, além do e-commerce representar 25,4% do que foi apresentado.
Motivações
Para além de números e índices, a pesquisa também mostra a motivação por trás do interesse maior em produtos de Saúde e Beleza ao longo dos últimos anos. As quatro influências principais que nortearam e podem manter o setor em alta, segundo a Flywheel, são:
– Evolução dos padrões de beleza, com mais respeito à diversidade;
– Busca pelo envelhecimento saudável;
– Sustentabilidade em produtos;
– Acesso às informações do segmento.
Fonte: “https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/saude-beleza-estudo-setor-america-latina-flywheel”