Shein, Shopee e AliExpress ainda não dominam o e-commerce brasileiro, aponta pesquisa da Conversion que mapeou quais são os nomes do setor mais buscados pelos consumidores.
O Mercado Livre (MELI34) permanece como a plataforma mais buscada, posição que vem ocupando ao longo de todo o ano. Apenas em junho, o levantamento aponta que foram mais de 322 milhões de acessos.
Na segunda posição aparece a Amazon Brasil, com mais de 178 milhões de acesso, também mantendo a posição. O primeiro e-commerce asiático a surgir no ranking é a Shopee, na terceira colocação, com mais de 140 milhões de acessos.
Em relação a maio, a única variação no ranking foi entre Casas Bahia, que caiu da sétima para oitava posição, perdendo o lugar para o iFood.
No mês de junho, contrariando as expectativas, o tráfego do e-commerce retraiu timidamente em 2% na comparação a maio, quando registrou alta de 6%. Com isso, em números absolutos, foram 2,31 bilhões de acessos únicos, sendo este o quarto melhor desempenho do ano.
Veja o ranking dos 10 maiores do país
Setor de e-commerce
A pesquisa da Conversion apontou que setor de e-commerce teve um primeiro semestre com desempenho abaixo do último período do ano passado em questão de tráfego.
No período entre julho e dezembro de 2022, as plataformas tiveram uma média de 2,43 bilhões de acessos por mês, enquanto, de janeiro a junho de 2023, esse número foi de 2,32 bilhões, uma queda de 4,5%.
Diego Ivo, CEO da Conversion, avalia o número como positivo de certa forma, considerando que o segundo semestre guarda datas esperadas pelo varejo, como a Black Fridaye o Natal.
“No ano passado, o melhor desempenho do e-commerce foi em novembro (2,69 bilhões de visitas), marcadamente porque muita gente espera o ano inteiro para comprar na Black Friday”, diz ele.
‘ https://www.moneytimes.com.br/shein-e-shopee-dominam-e-commerce-brasileiro-estudo-aponta-que-ainda-tem-chao-para-chegar-no-1o-lugar/