Startup usa Inteligência Artificial para criar seguro de automóveis por minuto

A aposta da Onsurance, startup da área de seguros – as chamadas insurtechs – é no seguro por demanda, um modelo de negócio em seguros que já funciona em outros países, ainda recente no Brasil e que, rapidamente vem ganhando adeptos da proteção inteligente que possibilita gerar até 80% de economia no fim do mês.

Trata-se de um seguro de automóvel, que o proprietário ativa apenas quando necessário. Se o carro está na garagem, ele não precisa pagar por esse tempo, porque o veículo está fora de risco. O mesmo acontece com a moto no estacionamento da empresa. Assim, o usuário desativa o seguro e deixa de pagar enquanto o veículo não está exposto ao perigo.

Ricardo Bernardes, CEO da empresa, enxerga essa virada rumo à cultura dos serviços por demanda como uma oportunidade de questionar também outras relações de negócios. Afinal, se nós não assistimos televisão como antigamente, não usamos banco como antigamente, não nos deslocamos pela cidade como antigamente, “por que temos que pagar seguros como antigamente? Nossa relação com seguradoras não pode ser engessada”, pontua.

Graças a esses questionamentos e à telemetria, esse modelo de negócio tornou-se possível. A tecnologia que transmite dados remotamente a partir de um pequeno dispositivo instalado no carro define o perfil comportamental de direção do condutor, por meio de inteligência artificial,  e o valor a ser pago pelo seguro é definido após análise.

“Não faz mais sentido um estudante, solteiro, que utiliza o carro apenas nos finais de semana, pagar mais pelo seguro de um automóvel — como acontece hoje em dia com seguros tradicionais. Na Onsurance, o que vale é a atitude ao volante, as características individuais do condutor, e não o perfil sociocultural do cliente”, explica Bernardes.

A dinâmica consiste em utilizar o celular para ativar e desativar o serviço contratado quando necessário, permitindo que se pague somente pelo tempo em que efetivamente utilizou-se o seguro.

O cliente compra créditos que serão debitados por minuto enquanto estiverem ativos. Os créditos não expiram e o cliente tem controle total dos valores gastos e do saldo disponível na palma da mão, a qualquer hora, por meio do chat de uma rede social no celular – Android ou iOs.

O foco da Onsurance é atingir indivíduos que usam seus automóveis por poucos períodos de tempo, e nesse grupo também estão pessoas que possuem mais de um veículo, porém optam por segurar apenas um deles.

Como o seguro on demand funciona como um celular pré-pago, os clientes compram créditos de seguro que vão para uma carteira de seguros conectada ao condutor e não ao automóvel. Dessa forma, as pessoas podem optar por qual veículo da frota/tipo de seguro vão utilizar os créditos. “Funciona como uma carteira de seguro com flexibilidade para qualquer bem”, esclarece Bernardes.

Fonte: logisticabrasil.com

Tag: Financeiro

Deixe um comentário