TRANSPROlog desenvolve processo inteligente e único no Brasil para monitoramento de todo o processo logístico

O transporte rodoviário é o meio de deslocamento mais utilizado no Brasil, sendo responsável por 62% do escoamento de cargas no país. A frota de caminhões no Brasil ultrapassa a marca de 1,8 milhão de veículos. A TRANSPROlog, empresa pioneira de Logística Hiperconectada (Hyperconnected Logistics), desenvolveu um processo inteligente de Torre de Controle Logístico capaz de monitorar online todas as cargas desde a roteirização e agendamentos até a entrega final aos clientes, obtendo informações sobre todos os passos de uma carga, contribuindo, assim, para reduzir os gargalos e custos das operações.

As soluções da TRANSPROlog geram visibilidade compartilhada na rede logística e de serviços com confiabilidade e qualidade. Além disso, realizam monitoramento contínuo de todas as cargas, motoristas e prestadores de serviços. Com o processo é possível saber exatamente onde estão todas as cargas e ainda ter o status de cada entrega, coleta, transferência ou serviço, por meio do aplicativo TRANSPROlog para smartphones e um completo sistema de gestão via internet.

O processo conta com sistemas que são disponibilizados para embarcadores, operadores logísticos e estes a suas transportadoras. Todos contam com a mesma informação e visibilidade sobre cada detalhe do transporte, com mensagens de texto, mensagens de voz, imagens e vídeos de todas as ocorrências ou informações. “E tudo em tempo real e com custo acessível, tendo em vista que somente o transporte é responsável por entre 60% a 70% do custo total da logística”, esclarece Raul Arellano Caldeira Franco, CEO da TRANSPROlog.

A empresa, localizada em Valinhos (São Paulo) trabalha com um sistema único e que gera a principal vantagem no processo de logística hiperconectada: a cobrança é feita por documento monitorado e não por usuário conectado. “A Torre de Controle Logístico trabalha com um processo e a inteligência desse processo, tornando-o mais eficaz e eficiente”, destaca.

Arellano diz que o processo é indicado para reduzir gastos excessivos das empresas com recursos e tempo para se obter informações sobre entregas e coletas de várias transportadoras para repassá-las ao Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), a vendedores e produção, entre outros. “Muitas vezes perde-se o cliente por causa de uma entrega não realizada. E a empresa nem sabe o motivo do problema. O entregador pode dizer que o endereço não foi encontrado, quando na verdade nem foi ao endereço”, exemplifica.

Além disso, a ferramenta pode reduzir as reclamações sobre locais e formas de carga e descarga não previamente acordados; avarias e problemas nos produtos nas entregas e coletas, e apenas saber disso por meio de anotações nos canhotos – caso cheguem às suas mãos -; cobranças injustificadas de estadias;  falta contínua de informação do status das entregas e coletas, em especial no caso de transportadoras e autônomos subcontratados; comunicação lenta, não confiável e de alto custo; falta de relatórios detalhados de eventos e ocorrências e de evidências concretas, com horários, locais, fotos e vídeos e, impossibilidade de medição do desempenho das transportadoras de forma confiável.

Fonte : Revista Mundo Logística

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