De janeiro a março, houve crescimento de 1,9%.
O volume de vendas no varejo restrito teve alta de 1,9% no primeiro trimestre de 2022, frente aos três meses antecedentes, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira.
É a primeira alta na série trimestral com ajuste sazonal desde o segundo trimestre de 2021 (2,2%). O comércio tinha recuado 0,1% no terceiro trimestre de 2021 e 2,3% no quarto trimestre daquele mesmo ano, ambos na comparação com os três meses imediatamente anteriores.
Esse aumento de 1,9% entre janeiro e março é o maior resultado para um primeiro trimestre de ano, na série com ajuste sazonal, desde 2017, quando tinha sido de 2,9%.
Na comparação anual, o varejo restrito também fechou com aumento no primeiro trimestre, mas de 1,3%.
Considerando apenas o mês de março, o varejo restrito subiu 1% ante fevereiro. É a terceira taxa positiva seguida, o que não ocorria desde 2020, quando o comércio se recuperava do período mais intenso de quedas do início da pandemia de covid-19.
No varejo ampliado, que inclui as vendas de veículos e motos, partes e peças, e material de construção, o volume de vendas subiu 2,3% nos três primeiros meses de 2022, frente ao trimestre anterior, na série com ajuste sazonal. É também o primeiro trimestre de alta após duas quedas: de 1,1% no terceiro trimestre de 2021 e de 1,8% no quarto trimestre daquele ano.
Fonte : https://valor.globo.com/brasil/noticia/2022/05/10/varejo-marca-primeira-alta-trimestral-apos-duas-quedas-seguidas-diz-ibge.ghtml