Em meio a entrada recente no segundo mês de 2024, previsões para o varejo no primeiro trimestre começam a aparecer. O Índice Antecedente de Vendas do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IAV-IDV) projetou crescimento nominal de 6% para vendas no período.
Na análise segmentada das vendas do varejo no primeiro trimestre deste ano, a expectativa positiva é geral, com poucas retrações aguardadas. Veja o resultado para cada um ao longo de janeiro, fevereiro e março:
Supermercados, hiper, alimentação, bebidas e fumo
Janeiro – +2%
Fevereiro – -0,6%
Março – +6,1%
Material de construção
Janeiro – +5,2%
Fevereiro – +7%
Março – +7%
Artigos de uso pessoal e doméstico
Janeiro – +11,8%
Fevereiro – +13,3%
Março – +12,7%
Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos
Janeiro – +13,2%
Fevereiro – +17,9%
Março – +10,1%
Móveis e eletrodomésticos
Janeiro – +3%
Fevereiro – +2,4%
Março – +3,8%
Tecidos, vestuário e calçados
Janeiro – +1,5%
Fevereiro – +4,6%
Março – +6%
Análise individual do trimestre
De acordo com o levantamento, o índice nominal, que considera a participação das atividades no volume total de vendas do varejo, o aumento também é visto na análise individual dos meses. Vale lembrar que neste retrospecto temos datas comerciais como Carnaval e Páscoa movimentando o cenário.
A previsão para janeiro, fevereiro e março é de crescimentos de 3,3%, 3% e 4,7%, respectivamente. No entanto, com ajuste do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), os dois primeiros meses mostram retração de 1,2% e 1,3%, nesta ordem. Em março, a alta real esperada é de 0,8%.
O IAD-IDV é realizado com base em dados fornecidos por associados quanto às expectativas individuais para faturamento no trimestre em questão.