Na corrida entre o Walmart e a Amazon pela preferência do consumidor, o Walmart vem tentando diminuir a diferença entre a concorrente ao recorrer a novas tecnologias para fundir a jornada de compra digital e física, fornecendo ao cliente uma experiência mais simplificada de compra. Na última semana, a gigante varejista começou a reunir esforços tecnológicos para incrementar a experiência digital, trazendo uma imersão presencial às suas plataformas de comércio eletrônico.
Como exemplo, o Walmart passou a testar etiquetas digitais que se acendem para ajudar os compradores a passear pelas lojas gigantescas. Ao ativá-las por meio do aplicativo, o cliente consegue localizar com mais facilidade o que procura. A tecnologia já estava sendo utilizada pelos funcionários em alguns locais, piscando em verde para orientar os estoquistas e em azul para ajudar os selecionadores de produtos na montagem das compras do e-commerce. Na versão piloto, é a vez do consumidor testar o método para fazer buscas nas lojas.
Na última quarta-feira (31), o Walmart também anunciou que pretende construir, converter ou reformar 150 lojas nos próximos cinco anos, integrando-as no conceito de “Lojas do Futuro”, incorporando uma tecnologia interativa com o online na hora das compras.
Além disso, o aperfeiçoamento das compras digitais do varejista também inclui uma experiência virtual com mais de 750 pares de óculos para uma visualização realista dos produtos, gerando imagens de Realidade Aumentada (RA).
Avanço da Amazon na liderança
A adoção dessas medidas surgem no momento em que a Amazon tem aumentado sua liderança no varejo, segundo a edição de novembro do Whole Paycheck Report da PYMNTS Intelligence, intitulado “Amazon amplia sua liderança sobre o Walmart em gastos no varejo”.
O estudo se baseou em cada um dos relatórios de lucros da empresa em conjunto com dados nacionais do US Census Bureau e do Bureau of Economic Analysis. Mostrando que, no terceiro trimestre, a Amazon detinha uma participação de 8,2% nos gastos do consumidor, acima de 7,6% no trimestre anterior. Já a participação do Walmart foi 7,2%, ficando estável trimestre após trimestre.
A Amazon está empenhada em integrar as experiências de compras digitais e físicas, utilizando tecnologias como “Just Walk Out” e o carrinho Dash Cart. Recentemente, a empresa expandiu o recurso “consulte um amigo” para clientes em vários países, adicionando um elemento social às compras. Na última semana, as atualizações da Amazon focaram mais na inovação do comércio eletrônico.
Também na terça-feira, a gigante do comércio eletrônico elogiou as melhorias nos prazos de entrega para membros Prime, enquanto mantém uma liderança notável, detendo 53% da participação nos gastos de comércio eletrônico nos EUA, em comparação com a participação do Walmart de menos de 7%.
Corrida pelo Omnichannel
À medida que a competição entre essas gigantes do varejo se intensifica, tanto os canais digitais quanto os físicos são campos de batalha fundamentais. Descobertas de outro estudo da PMYNTS Intelligence, “Interesse do consumidor em um aplicativo diário”, mostrou que os consumidores utilizam dispositivos digitais e canais tradicionais para compras, evidenciando a diversidade nas preferências.
Além disso, o interesse dos consumidores em experiências que integram o digital e o físico, como os recursos de teste de RA do Walmart, destaca a importância contínua integração tecnológica na experiência de compra. A competição entre Walmart e Amazon continuará a abordar as crescentes necessidades dos consumidores que exploram ambos os canais para suas compras.