Em prol de fomentar o e-commerce nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil, o Governo Federal, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), anunciaram a ação “E-commerce.BR”. O aporte financeiro de MDIC e ABDI é de R$ 4,92 milhões.
Lançada nesta semana em formato de edital, ela terá como objetivo observar e premiar inovações voltadas ao setor, principalmente às micro, pequenas e médias empresas (MPMEs). Segundo executivos dos órgãos públicos envolvidos, durante a 2ª Reunião Ordinária do Fórum MDIC de Comércio e Serviços, os alicerces desenvolvidos devem contemplar solução de problemas ou melhorias em logística, capacitação digital e comunicação online.
Com a iniciativa, a ABDI espera ajudar mais de 800 empresas e objetivando ampliar a participação das MPMEs no e-commerce brasileiro.
Força no e-commerce
Segundo dados da Nuvemshop, no terceiro trimestre de 2024, comparando com o mesmo período no ano passado, as MPMEs do e-commerce faturaram R$ 1,2 bilhão. Entre os principais segmentos, estão Moda, Saúde & Beleza, Acessórios e Casa & Jardim.
Além disso, por estado, São Paulo foi a que melhor despontou, com R$ 580,5 milhões arrecadados. A lista conta ainda com Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Ceará.
Das regiões que serão ajudadas pela iniciativa do Governo Federal, somente o Ceará aparece entre os cinco estados com melhor resultado.
Como vai ser?
As propostas serão recebidas pelas “Redes de Inovação”, compostas por, no mínimo, três instituições públicas ou privadas de âmbito estadual ou municipal. Entre elas, estão incluídas universidades, startups, centros tecnológicos, institutos etc.
Segundo Ricardo Capelli, presidente da ABDI, a partir do processo estabelecido como uma espécie de triagem dos projetos, será possível analisar e selecionar aqueles voltados a capacitação profissional e pessoal das empresas.
Inscrições
As inscrições para o edital estarão abertas de 9 de dezembro de 2024 até 17 de fevereiro de 2025. As propostas passarão por três etapas de seleção, começando pelo aprimoramento metodológico, seguido pela implementação de projetos-piloto e, finalmente, a escala das melhores soluções.
As categorias do edital são:
- Capacitação e Desenvolvimento de Recursos Humanos: Foco em desenvolver habilidades essenciais para o comércio eletrônico, como gestão de inventário e análise financeira.
- Soluções para Entregas e Distribuição: Projetos que otimizem a logística em regiões com infraestrutura limitada.
- Comunicação e Integração Digital: Iniciativas que melhorem a comunicação entre empresas e clientes, aumentando a presença online das MPMEs.
Fonte:” https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/e-commerce-governo-federal-investe-r-492-mi-em-acoes-para-mpmes-veja-as-regioes”