Aplicativo possibilita reduzir o tempo de espera dos motoristas em até 50%, dando mais controle e visibilidade a todo o processo de carga e descarga. Parceria faz parte da estratégia da DHL Supply de se aproximar de startups promissoras para o desenvolvimento de soluções viáveis para problemas logísticos.
O engajamento da DHL Supply Chain, líder em armazenagem e distribuição, em fomentar o ecossistema de inovação no Brasil já traz soluções com impactos significativos para as operações logísticas. A mais recente é fruto de uma parceria entre a DHL Supply Chain e a startup Trackage, que realiza otimização de processos logísticos baseado em rastreabilidade, para o desenvolvimento de uma solução mobile inovadora para a gestão de pátio (entrada e saída de caminhões) em Centros de Distribuição (CDs) de grande porte. Denominada Maestro, a solução possibilita reduzir em até 50% o tempo de espera dos motoristas para carga e descarga, e dá mais visibilidade e controle às operações. Baseada em um aplicativo para celular utilizado pelos caminhoneiros, a iniciativa quase zerou o contato humano nestes processos, contribuindo assim para reduzir riscos associados à disseminação da COVID-19.
A solução foi implantada no CD da Unilever, multinacional de bens de consumo, em Pouso Alegre (MG). Com 87 mil m² de área, a instalação tem 135 docas, recebendo de 100 a 250 carregamentos por dia. Antes da nova abordagem, o ingresso de veículos para coleta e descarga envolvia várias etapas como a realização de cadastrado manual e contato humano. Com o Maestro, o motorista utiliza um aplicativo em seu smartphone, pelo qual faz, de forma autônoma, seu cadastro. A partir disso, a DHL Supply Chain tem a confirmação de chegada e de localização no pátio, gerindo, de forma remota e individualizada, todas as instruções de movimentação. O cliente também tem visibilidade de todo o processo, que inclui indicadores de desempenho em um dashboard especial e em tempo real.
“Este projeto extrai um valor muito grande de tecnologias no mercado a um custo viável. O impacto no dia a dia é muito grande, reduzindo o tempo de espera dos motoristas, aprimorando a segurança e dando mais eficiência à logística interna do CD. Permite uma gestão mais ativa destas atividades, pois temos visibilidade constante no dashboard. A iniciativa foi bem recebida pelas transportadoras parceiras também, tanto que algumas estão doando smartphones a motoristas que não possuem o aparelho. Já temos mais de 2.500 motoristas cadastrados”, explica Lilio de Souza Rocha Neto, Evangelizador em Inovação da DHL Supply Chain no Brasil.
Para o CEO da Trackage, Victor Hugo Moreira, este tipo de tecnologia aplicada em serviços é uma necessidade evidente para o setor. “As empresas têm uma necessidade latente de reduzir custos, otimizando seus processos logísticos com a utilização da tecnologia e dispositivos IoT, possibilitando uma visão e gestão estratégica de toda operação, com inteligência de dados e indicadores que possibilitem melhores tomadas de decisão”, explica.
Aceleração
A DHL Supply Chain teve o primeiro contato com a Trackage na aceleradora e hub de inovação Weme, de Campinas. Em 2019, foi realizado um pitch com 20 startups para o desenvolvimento de soluções inovadoras para o mercado logístico. Depois de duas rodadas de avaliação, a Trackage foi selecionada por unanimidade. A startup teve acesso às operações da DHL Supply Chain e seguiu uma mentoria de negócios e logística para desenvolver uma solução prática e viável para a gestão de pátios com base em conhecimento e tecnologia de monitoramento inteligente.
“Foi uma troca muito positiva e produtiva de ambos os lados. Tivemos acesso ao vigor, agilidade e olhar inovador das startups e a Trackage teve acesso à experiência, conhecimento técnico e rede de contatos de uma multinacional”, afirma Lilio Neto. A estrutura de internet era um ponto crítico no projeto, porém a colaboração levou a uma melhor resolução para essa questão. A parceria da Trackage com uma operadora de internet possibilitou uma opção mais competitiva. Do outro lado, a DHL Supply Chain auxiliou a startup a formatar o mínimo produto viável, o contrato de prestação de serviços, além de sugerir alguns aspectos de marketing e operacionais.
“Esta parceria teve muito sucesso. Esperamos reduzir ainda mais o tempo de espera dos motoristas em Pouso Alegre e estudamos levar esta solução para mais sete Centros de Distribuição em todo o País”, conclui o Evangelizador em Inovação da DHL Supply Chain.
DHL – The logistics company for the world (DHL – A empresa de logística para o mundo)
A DHL é a marca líder mundial no setor logístico. Nossas divisões da DHL oferecem um portfólio único de serviços de logística que abrangem desde a entrega de encomendas nacionais e internacionais, as soluções de operação e transporte de comércio on-line, remessas expressas internacionais e os transportes marítimo, aéreo e rodoviário até o gerenciamento da cadeia de suprimentos industriais. Com os 380.000 colaboradores em mais de 220 países e territórios em todo o mundo, a DHL conecta as pessoas e os negócios de maneira segura e confiável, o que possibilita fluxos de comércio global sustentáveis. As soluções especializadas para os mercados e setores em crescimento, que incluem os de tecnologia, ciências da vida e saúde, engenharia, manufatura e energia, automobilístico e de varejo colocam a DHL significativamente na posição de “The logistics company for the world (A empresa de logística para o mundo)”.
A DHL faz parte do Grupo Deutsche Post DHL. O Grupo gerou receitas de mais de 63 bilhões de euros em 2019. Com práticas empresariais sustentáveis e um compromisso com a sociedade e o meio ambiente, o Grupo contribui positivamente para o mundo. Até o ano 2050, o Grupo Deutsche Post DHL planeja alcançar uma logística sem emissões.
Trackage
A Trackage é uma startup de otimização logística e monitoramento inteligente. A empresa utiliza a tecnologia como aliada para coletar dados e, assim, acompanhar o fluxo e a condição de ativos, processos e pessoas dentro da área logística de grandes companhias, desenvolvendo soluções de ponta a ponta. A ideia de seu modelo de serviços e de negócios veio do CEO, Victor Hugo Moreira, em 2013, quando ele queira desenvolver soluções para evitar o extravio e violação de malas. Desta forma, em 2014, a Trackage foi fundada, com participação de Yuri Gitahy e Renato Vieira, cofundadores.
Fonte : segs.com.br