Prateleiras inteligentes otimizam operação de supermercados e “conversam” com consumidor

Equipamentos fornecem dados como perfil dos consumidores, produtos mais vendidos e horário com maior movimento, além de auxiliar na reposição de produtos…

O cliente retira um produto da prateleira e, em seguida, display interage com ele sugerindo outro item para complementar a compra ou mostrar as informações nutricionais se for um produto alimentício ou ainda chamar para uma promoção. O que é uma experiência diferenciada para o consumidor, para os varejistas e fornecedores significa acesso a dados como o perfil do público de sua loja, os produtos mais comprados ou a posição mais privilegiada na gôndola.

Estes são algumas das funcionalidades da ‘prateleira inteligente’  desenvolvida pela Sensormatic Solutions em parceria com a Equipa PDV. As prateleiras foram programadas para otimizar a operação de supermercados e melhorar a experiência dos consumidores, por meio de sensores e telas inseridos nas gôndolas para trazer inteligência ao negócio.

Pusher

Além de tornar a experiência do cliente com menor fricção ao trazer automaticamente os produtos para a ponta da prateleira, o hardware ajuda no controle de estoque. O Pusher serve para contabilizar os itens que foram retirados das geladeiras e gôndolas.

“Uma notificação é enviada ao sistema na nuvem para alertar quais e quantos itens estão faltando e precisam ser repostos. O supermercadista, então, pode melhorar a disposição de produtos”, explica Sérgio Thomé, diretor Comercial da Sensormatic.

Tela LED

As telas instaladas deixam os produtos expostos mais atrativos visualmente e apresentam mídias relevantes para os clientes. O apelo visual é feito com animações. As faixas de LED podem exibir preço, valor nutricional, promoções, informações sobre o fabricante e, depois que o produto é retirado da prateleira, o equipamento pode exibir uma mensagem de agradecimento. O conteúdo pode ser desenvolvido pela Sensormatic ou pela contratante.

Reconhecimento facial

A geladeira inteligente usa a tecnologia para indicar o gênero e faixa etária de quem está comprando, ou considerando comprar, os produtos. A funcionalidade está disponível apenas para os refrigeradores.

Dados em tempo real

Todos as funcionalidades do produto geram dados relevantes que serão usados pelo varejista para melhorar sua operação. A solução permite conhecer o público da loja, produtos mais vendidos, período de maior consumo e melhor forma de organizar os produtos. O varejista recebe um relatório ou acesso ao sistema para acompanhar os dados em tempo real.

Quem pode contratar a solução?

O produto pode ser contratado por varejistas e fornecedores que procuram mais exposição de sua marca. No segundo caso, as empresas contratam espaços exclusivos nos supermercados. Para o varejista, o equipamento “melhora a atratividade no momento da compra, a experiência de venda e também pode impulsionar mais vendas a partir de uma melhor exposição dos produtos”, diz Thomé.

Quem já usou a solução?

RedBull, PepsiCo e Vigor estão entre as que contrataram a solução. A fabricante de energéticos fez uma ação na loja do Pão de Açúcar da rua Teodoro Sampaio, em São Paulo. A empresa locou uma ponta de gôndola para uma campanha de carnaval. Já a PepsiCo usou a solução para promover produtos da marca Doritos.

Fonte: Portal no Varejo

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