Evento em São Paulo reúne especialistas da área entre os dias 21 e 23 de Maio para debater entraves e inovações do setor
Boas perspectivas para o setor de e-commerce em 2019. De acordo com a Abcomm, Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, este ano o segmento pode atingir um volume de vendas de R$ 79,9 bilhões. E a logística é uma das etapas mais importantes nesse cenário. Por isso, a Logitech Science, um evento completamente voltado para essa cadeia, pretende unir os principais players do segmento entre os dias 21 e 23 de maio no São Paulo Expo. A ideia é debater os entraves e os avanços do setor.
Investimento em tecnologia
De acordo com Leonardo Lorentz, sócio e gestor da Carbono Zero, empresa que realiza entregas de forma sustentável, a expectativa para a área é de mais investimento em tecnologia. “O Brasil é um celeiro de boas práticas na questão tecnológica, com vários sistemas que visam desde otimização de rotas até logística urbana e controle de estoques e entregas”, declara. “Nesse quesito, os aplicativos chegam com muita força, atuando como um rolo compressor sobre as tradicionais empresas do setor, assim como as que tentam se firmar como uma opção no mercado. Por isso, para se estabelecer, é preciso entender o cliente, o contexto onde a distribuição se aplica e a forma como deve ser feita, visando o meio ambiente e a parte social”, acrescenta Lorentz.
Redução de custos e sustentabilidade
Para o executivo, um ajuste na cadeia de fornecimento de insumos e na saída de produtos acabados por modais ferroviários ou marítimos seria a opção ideal para reduzir os valores logísticos. “Poderia concentrar o transporte terrestre – que hoje compreende 80% das entregas no Brasil – apenas para o início e o término do processo. Geralmente, a alta de combustível, as taxas de pedágio e outros encargos encarecem em até 38% a logística urbana”, afirma. Pensando nisso, a Carbono Zero busca desenvolver novas formas de concluir as entregas, de forma sustentável, com tecnologia e com menor custo.
A empresa atende as demandas urbanas e realiza entregas com bicicletas e veículos elétricos, principalmente na chamada última milha – que tem como destino o consumidor final. “Em relação à redução de emissão de poluentes, engatinhamos frente a outros países, mas acreditamos que o uso de bicicleta e veículos elétricos ajudam a melhorar a qualidade de vida nos grandes centros”, declara Lorentz. Entre os clientes da Carbono Zero estão Bayer, Natura, Provet e Unicef.
Novos dados do e-commerce
O investimento na área de logística para e-commerce é promissor, também segundo Maurici Junior, membro do Conselho Administrativo da Abcomm e um dos palestrantes da Logitech Science. “A logística no e-commerce continua sendo a chave para o sucesso entre as lojas virtuais brasileiras”, afirma. De acordo com a entidade, um total de 265 milhões de pedidos devem ser efetuados pelos consumidores até o final do ano.
Novos dados do setor serão divulgados este mês e discutidos na palestra “Pesquisa Logística no E-Commerce Brasil 2019”, que acontece durante o evento no São Paulo Expo. “Vamos abordar os principais insights do mercado, distribuídos em pilares como armazenamento, transporte e manuseio”, explica Maurici Junior.
No evento serão apresentadas as maiores inovações do setor para os ramos farmacêutico e cosmético – atualmente, a logística é responsável por 30% dos custos da indústria farmacêutica e 27% da de cosméticos. E ainda serão discutidos temas como melhores práticas de gestão, Big Data, Internet das Coisas (IOT), uso de drones, sustentabilidade, entre outros. O objetivo é sensibilizar os responsáveis pela estratégia de sobrevivência e percepção das oportunidades diante da revolução tecnológica.
Fonte: Terra
Tag: Logística