Fazendo uma breve análise sociológica dos consumidores de e-commerces, podemos traçar três perfis:
- O comprador que vai olhar todo dia o rastreamento da encomenda para saber como está o transporte do produto, se já está na cidade de destino. Esse caso ainda possui um nível avançado, que já estará na porta de casa ou do condomínio esperando o pacote chegar.
- Aquele que vai olhar pelo e-mail a notificação de que a compra foi para a transportadora e vai olhar vez ou outra. Esse, mais tranquilo que o anterior, já aceitou que não adianta fazer nada além de aguardar com calma. Eu me encaixo nesse perfil.
- Esse é o Senhor/a Relax. Vai realizar a compra e só lembrar dela quando receber e ainda se perguntará “o que eu comprei mesmo?”. Esse terceiro perfil atingiu o Nirvana do e-commerce, o verdadeiro Zen das esperas de encomenda.
Felizmente para todos esses três perfis, o cenário das compras digitais está mais acelerado. Transformando o conceito de modernidade líquida de Bauman em algo melhor que lamentação da Gen Z, agora os produtos foram feitos para serem entregues o mais rápido possível. Assim como o filósofo polonês dizia que tudo é feito para acabar rápido, as entregas dos e-commerce também estão seguindo o conceito.
Amazon, Shopee e AliExpress, para começar citando as empresas estrangeiras, investiram mais no público brasileiro em 2021. A primeira já possui 12 centros de distribuição (CD), a Shopee abriu seu primeiro CD no Brasil este ano, enquanto a AliExpress ampliou de cinco para seis os voos de carga para o país. Além disso, a Amazon e a Shopee realizam a operação de fulfillment. Esse sistema, criado pela americana, permite que os lojistas parceiros armazenem os produtos direto nos galpões dos marketplaces, ganhando tempo de entrega.
As empresas brasileiras (e argentina no caso do Mercado Livre) não estão atrás. Na Black Friday, diversos clientes foram beneficiados pelo investimento em logística dos e-commerces. A divisão brasileira do Mercado Livre lançou no ano passado a sua companhia aérea. A frota de 737 da Meli Air é operada em parceria com Sideral Linhas Aéreas. A Sideral realiza os voos, enquanto o Mercado Livre faz as operações de carregamento e cria as rotas.
Vinicius Karasinski, gerente de operações em agência de marketing, fez uma compra no Submarino na noite de quinta-feira e recebeu na manhã do dia seguinte. Karasinski, que gosta de monitorar as compras online, confessou surpresa com a agilidade. “O prazo rápido foi realmente uma surpresa. Eu imaginei que poderia receber o produto rapidamente pois sou de Curitiba e sei que a B2W (grupo proprietário do Submarino e das Americanas) tem um CD aqui na região. Inclusive no momento da compra quando dizia ‘será entregue amanhã’ eu confesso que não acreditei, mas realmente chegou em menos de 12 horas”, contou Vinicius.
Quem acompanhou as lives do Adrenaline e do Mundo Conectado assistiu Diego Kerber comprando uma SmarTV. Kerber fez a compra nas Americanas, que realizou uma parceria com a Asas Linhas Aéreas, a mais nova companhia aérea cargueira do Brasil. A televisão, comprada na quinta, chegou na segunda-feira e tinha previsão de entrega para quarta-feira. “Fizeram chegar em um dia útil e meio. […] Eu achei ótimo o prazo que conseguiram”, disse Diego.
A parceria das Americanas com a cargueira tem justamente esse objetivo: agilizar as entregas. E com as lojas online visando oferecer a mesma experiência que comprar em loja física, não fiquem surpresos com outras varejistas brasileiras fazendo parcerias com empresas cargueiras.
Por Felipe Freitas
Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia e adora jogos com histórias bem feitas. Não perde a chance de fazer uma Jojo Pose.
Fonte : https://mundoconectado.com.br/noticias/v/21849/entregas-no-brasil-ficaram-muito-mais-rapidas-em-2021-black-friday-foi-beneficiada