Relatório de Dia das Mães, feito pela All in e parceiros, mostra que o faturamento chegou a R$ 6,4 bilhões no evento, resultado de um alto índice de visitas, cadastros e vendas.
Todo o varejo espera pelas datas sazonais para dar aquele ‘up’ nas vendas, sabendo que muitos consumidores irão atrás de presentes e homenagens nesses dias. Mas o que tem acontecido é o aumento de visitas e cadastros na época, a exemplo da região Sudeste, que é responsável por mais de 65% dos sign ups.
E se tem uma coisa que os consumidores levam em conta na hora de comprar, é o relacionamento. Um exemplo disso, é que o WhatsApp foi apontado como o meio de atendimento de maior preferência do público, mas não podemos deixar de falar o chat pelo site, que deu um salto expressivo em 2022 e voltou a ‘dar as caras’ nos resultados.
O que isso significa? Proximidade com o consumidor e a necessidade de uma plataforma que melhor atenda essa questão. Não à toa, a taxa de recompra foi de quase 4% este ano e se você deseja que o seu cliente fidelize a ponto de se apaixonar pela sua marca, comprar novamente e indicar para conhecidos, é hora de usar esses dados para entender sobre comportamento e aplicá-los na estratégia de agora até o segundo semestre.
O outro lado
Falamos de cliente, agora vamos falar sobre a preparação dos e-commerces em momento de alta demanda. O relatório mostrou que o segmento de Higiene pessoal estava com o estoque mais completo e disponível para atender os compradores – não podemos dizer o mesmo de ‘Alimentos’, com a média de 40% dos produtos indisponíveis para compra.
Considerando todas as categorias, em média, 26% dos produtos de bens de consumo estavam indisponíveis para compra online, indicando que ainda há muito o que melhorar no que diz respeito ao abastecimento de mercadoria nas páginas de produtos online. Outro ponto a considerar é a expectativa e frustração do consumidor em relação a compra, que pode fazer ele ir direto ao concorrente.
Onde há compra, há perigo?
Se você tem um e-commerce, muito provavelmente já teve que lidar com as tentativas de fraude, então vamos entender os resultados relacionados a esse quesito em uma das datas sazonais mais relevantes para o mercado. O aumento foi de 4% em relação ao mesmo período do ano anterior, mas nem tudo é tão ruim, afinal ‘tentativas’ não quer dizer que concluíram, certo?
O valor recuperado de pedidos fraudulentos foi de R$ 152 milhões. E uma curiosidade sobre o assunto: o estudo mostrou que a maior parte das tentativas de fraude acontecem durante a semana, sendo domingo o dia de maior descanso — até para os criminosos.
A celebração
E se há presentes, há motivos para comemorar. O Dia das Mães costuma ir além das compras, é repleto de encontros, abraços e geralmente, uma comidinha. No caso de quem preferiu pedir delivery, a pizza foi o prato mais escolhido para o momento, sendo a região Sul a campeã de pedidos nessa sazonalidade.
Depois desse resumo, é hora de você acessar o relatório completo e ter em mãos as análises detalhadas sobre o comportamento do consumidor e do varejo nesse Dia das Mães. Veja mais no relatório.
Fonte : https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/vendas-dia-das-maes-crescem/