As vendas realizadas pela internet seguem com evolução positiva no Brasil. No mês de maio, em comparação com abril, a expansão foi de 3,52%. Usando a mesma base comparativa, o faturamento do setor também cresceu: 6,78%. Os dados são do índice MCC-ENET, desenvolvido pela Neotrust | Movimento Compre & Confie, em parceria com o Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net).
“Após uma queda nos números do comércio eletrônico em abril, o mês de maio representa o retorno gradativo dos hábitos de consumo e das compras online, impulsionado especialmente pelo Dia das Mães”, afirma Leonardo Palhares, presidente da camara-e.net.
Vendas online
Já na comparação das vendas por e-commerce, entre os meses de maio (2022 e 2021), a alta foi de 4,99%. No acumulado no ano, segue em ascensão: 8,65%.
Na composição regional, usando os meses de comparação entre maio e abril, a configuração ficou da seguinte forma:
Sudeste (5%);
Sul (3,23%);
Nordeste (0,99%);
Centro-Oeste (0,63%);
e Norte (-6,25%).
Já no acumulado no ano, o desempenho das regiões foi:
Norte (26,55%);
Nordeste (16,66%);
Centro-Oeste (13,35%);
Sul (10,48%);
e Sudeste (5,30%).
Faturamento
Em contrapartida, na métrica de faturamento, comparando maio de 2022 com o mesmo mês do ano passado, teve uma pequena queda de (-1,06%). Mas, o acumulado no ano, segue em crescimento: 4,69%.
Ao comparar os dados de faturamento por região, entre os meses de maio e abril, o desempenho foi:
Nordeste (7,89%);
Sudeste (7%);
Sul (6,64%);
Centro-Oeste (3,87%);
e Norte (3,40%).
Já no acumulado no ano, os resultados foram:
Norte (9,84%);
Nordeste (9,27%);
Sul (8,90%);
Centro-Oeste (4,76%);
e Sudeste (2,07%).
Participação do e-commerce no comércio varejista
Em abril de 2022, o e-commerce representou 11,4% do comércio varejista restrito (exceto veículos, peças e materiais de construção). No acumulado dos últimos 12 meses, nota-se que a participação do e-commerce no comércio varejista corresponde a 12,3%. Vale destacar que esse indicador foi feito a partir da última Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE, divulgada no dia 10 de junho.
Categorias
Em abril de 2022, a composição de compras realizadas pela internet, por segmento, ficou da seguinte forma:
equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (41,7%);
móveis e eletrodomésticos (29,4%); e tecidos, vestuário e calçados (10,7%).
Na sequência, ficaram:
artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (7,3%);
outros artigos de usos pessoal e doméstico (5,4%);
hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (3,9%);
e, por último, livros, jornais, revistas e papelaria (1,6%).
Esse indicador também utiliza a Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE como base.
Consumidores online
Outra métrica avaliada pelo MCC-ENET revela que, no primeiro trimestre de 2022 (janeiro a março), 17,5% dos internautas brasileiros realizaram ao menos uma compra online.
Fonte : https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/vendas-e-commerce-brasileiro-maio-mcc-enet/