Os cinco dias de Black Friday em 2022 geraram R$ 5,9 bilhões em faturamento bruto para o e-commerce brasileiro, segundo dados coletados pela NielsenIQ|Ebit, em parceria com a Bexs Pay. O valor representa um recuo de 19% em relação ao mesmo período do ano passado. O total de pedidos feitos foi de 8,1 milhões e o ticket médio registrou ligeira alta de 3%, alcançando R$ 723,00.
Contexto da Black Friday 2022
Apesar da queda, os dados mostram que a Black Friday se tornou um evento que turbina as compras ao longo de todo o mês de novembro e não apenas da data específica. De acordo com o levantamento, por exemplo, o “esquenta” da Black Friday (período que antecede a Black Friday, em si) registrou alta de 8% em relação a 2021, com faturamento bruto de R$ 3,6 bilhões. Nesse mesmo período, foram realizados 7,4 milhões de pedidos e o ticket médio foi de R$ 495,00 (alta de 10% em relação ao mesmo período no ano anterior).
Para o head de e-commerce da NielsenIQ|Ebit, Marcelo Osanai, os resultados comprovam que novembro deve se tornar um mês propício para consumo no e-commerce. “Ao considerarmos o momento econômico do Brasil e o retorno dos shoppers às compras nas lojas físicas, após o período de isolamento por conta da pandemia, é possível perceber que há uma tendência de estabilidade no e-commerce, com boas vendas para o mês de novembro”, analisou.
Destaque
Ainda no “esquenta” da Black Friday, foram destaques os segmentos de Games, com alta de 47,9% no faturamento bruto para o período, em comparação com 2021. Em seguida vem Eletrônicos, com 42,5%. Em terceiro, Casa e Decoração, com 20,7%. Na análise de quantidade de pedidos, Alimentos e Bebidas teve a maior alta (24%), enquanto o faturamento bruto desse segmento cresceu apenas 3,3%.
Na forma de consumir, os shoppers brasileiros demonstraram maior interesse por realizar a compra via mobile. Segundo a pesquisa, 54% das vendas realizadas durante o “esquenta” ocorreram por meio desses aparelhos, por meio de aplicativo do próprio varejista ou site direto das lojas. Na quinta e na sexta-feira, a compra usando celulares representou 52% do total, com destaque para as categorias de Eletrônicos e Games.
Outra curiosidade é que quase 60% dos pedidos realizados durante a Black Friday apresentaram frete grátis, a maior parte em produtos das categorias de Telefonia, Alimentos e Bebidas e Informática.
Na Cyber Monday, 53% dos pedidos foram com entrega gratuita, com preferência para as categorias de Telefonia, Alimentos e Bebidas, e Modas e Acessórios.
Vendas por região
O Sudeste segue sendo a região mais relevante para o faturamento total do e-commerce, com 58% de importância para o total das vendas, mas o Nordeste registrou o maior crescimento nas vendas na comparação com o ano passado. O levantamento apontou que, no período conhecido como “esquenta” de 2022, o Nordeste teve alta de 28% em relação ao mesmo período de 2021; enquanto que na mesma análise temporal para número de pedidos, a alta foi de 23%.
O segundo maior crescimento em faturamento bruto para o período foi o da região Norte, com alta de 20%. Em seguida, ficaram o Sudeste (15%), o Sul (14%) e o Centro-Oeste (9%). No recorte de número de pedidos, ficaram atrás do Nordeste as regiões Norte, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, respectivamente, com altas de 13%, 4%, 3% e 1%.
Fonte : https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/esquenta-novembro-destaque-relacao-vendas-black-friday-nielseniqebit