Já parou para pensar em quantas pessoas no Brasil não têm nem acesso a qualquer tipo de produto bancário, muito menos à possibilidade de crédito? Uma pesquisa feita pelo Instituto Locomotiva mostrou que aproximadamente 34 milhões de brasileiros não têm acesso a serviços bancários como o cartão de crédito.
Desbancarizados têm menos acesso a compras
De acordo com os dados da pesquisa do Instituto Locomotiva, a grande maioria desses 34 milhões são mulheres jovens, de até 25 anos de idade, e que estão em classes menos favorecidas financeiramente.
Ou seja, a maioria são pessoas que muitas vezes precisam comprar algo e, sem a possibilidade de crédito, acabam ficando limitadas.
A falta de crédito, principalmente pela possibilidade de parcelamento com ele, é um dos principais motivos para a falta de inclusão financeira no Brasil.
Afinal, sem esse tipo de facilidade, ocorre uma limitação nas possibilidades de compras e gastos.
Do lado dos varejistas, é uma gama de clientes que não conseguem comprar itens pela internet ou produtos mais caros, dificultando para os dois lados.
Pix como solução para inclusão financeira
Nesse sentido, uma ferramenta que já conseguiu diminuir um pouco essa dificuldade de quem não tem contas nos bancos é o Pix.
A partir de carteiras digitais, o pagamento por Pix trouxe mais possibilidades para compras de pagamento instantâneo. Com a possibilidade de pagar por Pix no e-commerce, isso abriu ainda mais possibilidades.
Por isso, o Pix já é bastante conhecido por esse público sem a possibilidade de usufruir de serviços financeiros. O varejista que consegue aproveitar essa popularidade do formato consegue também atrair esses clientes.
Além disso, oferecer o pagamento por Pix vai ao encontro da preferência de muitos clientes que, mesmo com os serviços financeiros disponíveis, querem fazer o pagamento instantâneo.
Pix parcelado: crédito para quem não tem
Outra possibilidade de pagamento que atende à necessidade dos clientes sem crédito nos bancos é o Pix parcelado.
Basicamente, é oferecer a possibilidade de parcelamento sem juros para quem não tem acesso ao cartão de crédito.
Ou seja, a modalidade consegue atrair os desbancarizados, que podem utilizar as carteiras digitais para o primeiro Pix e realizar o restante dos pagamentos diretamente pela plataforma da empresa que oferece o serviço.
Assim, é uma independência dos meios tradicionais e um benefício para um público específico que deseja comprar itens mais caros, mas não consegue pela falta de parcelamento.
Por isso, os varejistas podem aproveitar esse novo formato para conquistar e fidelizar clientes desbancarizados ou que optam por meios de pagamento com maior controle financeiro.
Fonte : https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/pix-parcelado-e-opcao-para-desbancarizados-no-brasil