Apuradas entre os dias 19 e 25 de dezembro, as vendas do varejo no Natal de 2022 cresceram 10,5% em relação a igual período de 2021. Esse dado é parte de um levantamento da Cielo, que ainda revela a alta do e-commerce em 18,4% — o faturamento do comércio presencial, neste caso, subiu 10,0%.
Alta das vendas por categorias
Os setores com as variações mais positivas no período foram:
– Turismo e Transporte (26,1%);
– Cosméticos e Higiene Pessoal (23,0%);
– Livrarias, Papelarias e Afins (22,0%);
– Óticas e Joalherias (17,0%);
– e Drogarias e Farmácias (15,3%).
Regiões com melhor performance no Natal
Outro ponto do estudo foi em relação às regiões com maior índice de vendas. A região Sul registrou a maior alta, com as vendas subindo em 12,8%. Os destaques foram:
– Paraná (15,2%);
– Rio Grande do Sul (11,9%);
– e Santa Catarina (10,5%).
Enquanto a região Norte aparece na segunda posição, com alta de 11,5%, o Centro-Oeste garante a terceira posição, com 10,9%. Goiás e Distrito Federal puxaram os resultados: cresceram 9,1% e 6,2%, respectivamente.
Sudeste e Nordeste também mostraram aumento nas vendas de Natal
No Sudeste, as vendas cresceram 9,3%, com destaques para Minas Gerais (11,4%), São Paulo (9,5%) e Rio de Janeiro (6,1%).
Já a região Nordeste experimentou alta de 7,6% no faturamento. Bahia (+9,2%), Ceará (+5,0%) e Paraíba (+4,4%) e Pernambuco (+2,7%) foram os estados cujas variações foram as mais significativas.
Na avaliação de Vitor Levi, superintendente de dados e inovação da Cielo, o fato de o Dia de Natal ter caído no domingo colaborou com os resultados. “O consumidor teve a semana completa, incluindo o sábado, dia de vendas fortes, para poder realizar suas compras. Os segmentos dos presenteáveis tiveram grande destaque, como cosméticos e livrarias”, diz.
Shopping centers registram 5,9% de crescimento nas vendas de Natal
Além dos dados no e-commerce, a Cielo e a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) mostraram um crescimento de 5,9% nas vendas de Natal nos shopping centers do país — em comparação ao mesmo período de 2021. O resultado superou as expectativas dos shoppings, que previam um aumento de 4% em levantamento prévio. No período, o comércio nos shoppings movimentou R$ 5,6 bilhões.
O ticket médio registrado neste Natal foi de R$ 205, o que também representou um aumento de 8,5% em relação ao ano passado (que foi de R$ 189). As lojas de rua registraram um ticket médio de R$ 105, o que significa um aumento de 2,9% frente ao ano anterior (R$ 102).
Fonte : https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/no-natal-e-commerce-apresenta-alta-de-vendas-de-184-mostra-cielo