O frete grátis é o maior diferencial do e-commerce?

Você já deve ter ouvido falar que o frete grátis é um dos maiores fatores de conversão de vendas online, não é mesmo? De fato, quem não ama comprar o produto desejado com apenas alguns cliques e recebê-lo em casa sem pagar nada a mais por isso?

Nos últimos anos, os brasileiros ficaram cada vez mais acostumados com as compras online, e a facilidade de comparar preços e lojas pela internet fez com que os consumidores se tornassem mais exigentes na hora de tomar suas decisões de compra.

E essas preferências se tornaram insights valiosos para quem trabalha com varejo. Tanto que, hoje, é muito comum encontrarmos pesquisas que apontam os principais motivos que levam os clientes a comprarem online ou a desistirem dessas compras.

De acordo com um levantamento da Opinion Box, os motivos que levam clientes a desistirem de uma compra são: valor do frete (73%), preços altos (68%), prazo de entrega muito longo (54%), navegabilidade do site ou app (47%) e atendimento ruim (44%).

O valor do frete aparece em primeiro lugar, porém, analisando todos esses resultados, é possível entender melhor as expectativas dos consumidores com o e-commerce, que, no final, podem ser resumidas em uma única palavra: experiência!

É sobre a jornada de compra!
Eu já falei por aqui sobre o que os clientes querem ao comprar na internet: um ambiente de compra seguro, promoções exclusivas, diversidade de pagamento, prazo de entrega e frete diferenciados.

Ou seja, a questão não é apenas o frete! Ao comprar online, o cliente quer uma experiência única e facilitada, com toda a conveniência e a comodidade que o e-commerce pode oferecer.

A Opinion Box mostrou que os principais motivos que levam os consumidores a comprar online são os preços melhores (67%) e a conveniência para comprar e receber em casa (62%).

A pesquisa ainda revelou que, de cada três pessoas que decidem fazer compras, duas desistem por conta de uma experiência ruim durante a jornada de compra. Ou seja, é na experiência de compra que o lojista tem a oportunidade de se diferenciar da concorrência e ganhar destaque na internet.

E a experiência de compra nada mais é do que a soma de todos os fatores envolvidos na jornada de compra do cliente: preço, frete, segurança, atendimento, prazo de entrega, formas de pagamento.

Portanto, reduzir o preço do frete pode ser uma estratégia interessante para incentivar a compra e aumentar sua conversão de vendas. Mas se você não oferece um produto de qualidade, uma jornada de compra acessível ou até formas de pagamento variadas, essa solução não será tão efetiva.

O marketplace como solução
Não é de hoje que os marketplaces dominam o comércio eletrônico brasileiro. Segundo a Opinion Box, 68% dos consumidores afirmaram que já compram mais em marketplaces – onde eles encontram vários tipos de vendedores – do que em sites próprios das marcas.

E não é à toa, pois o marketplace oferece uma plataforma completa, que atende às diferentes necessidades tanto dos consumidores quanto dos lojistas, que podem vender independentemente do segmento ou do tamanho de suas operações.

No marketplace, além de ter uma plataforma segura e 100% pronta para as vendas, os lojistas contam com a credibilidade desses canais, que possuem marcas reconhecidas no mercado.

Os parceiros dos marketplaces também têm à sua disposição um ecossistema completo de soluções que vão desde logística e entrega – com a possibilidade de acelerar o prazo de expedição e oferecer frete e prazo de entrega mais acessíveis – até publicidade e capacitação.

Com todos esses investimentos que os marketplaces fazem, sempre seguindo as principais tendências do mercado, as plataformas conseguem se adaptar às diferentes necessidades dos lojistas e dos clientes, garantindo a melhor experiência de compra e a venda de produtos.

Indo além do frete e da entrega em casa…
E não tem como falar sobre experiência de compra online sem falar da omnicanalidade, ainda mais quando essa integração já caiu no gosto de tantos consumidores: 84% dos brasileiros gostam que as lojas físicas e online estejam integradas. (Opinion Box).

Para muitos, essa integração chegou como uma solução para evitar o frete e o prazo de entrega. O levantamento ainda mostrou que 80% dos consumidores já pesquisaram o preço na internet e compraram os produtos em lojas físicas, enquanto 78% já compraram online e retiraram o produto na loja.

Essas diferentes possibilidades de compra facilitadas pela integração agradam muitos clientes, principalmente em casos em que eles precisam ou querem o produto de forma imediata.

Ou seja, no e-commerce, os consumidores buscam preços competitivos e uma experiência de compra facilitada. Eles estão dispostos a pagar pelo frete em algumas ocasiões – como para receber os produtos de forma mais rápida -, assim como estão dispostos a não pagar pelo envio e esperar mais pela entrega do produto e, às vezes, até se movimentam até as lojas físicas para retirar os itens comprados.

O frete grátis atrai clientes e impulsiona resultados, podendo ser usado como uma estratégia certeira para a sua loja ganhar visibilidade. Mas, no final do dia, os resultados do seu negócio vão depender da operação como um todo, e não apenas desse único diferencial.

Fonte : https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/o-frete-gratis-e-o-maior-diferencial-do-e-commerce

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