Marcado para 15 de março, o Dia do Consumidor representa, cada vez mais, uma data importante para o calendário do varejo brasileiro. Ações promovidas pelas empresas e promoções exclusivas movimentam o consumo no período, que já é visto como uma “pequena Black Friday”. Para se ter ideia, em 2022, o faturamento na data foi de R$ 722 milhões, com crescimento de 22% em relação ao ano anterior, de acordo com pesquisa da Allin/Social Miner.
As expectativas para 2023 são boas. A Shopee, plataforma global de comércio eletrônico, realizou uma pesquisa in-app e constatou que 45% dos consumidores pretendem comprar na data, com média de investimento de R$ 250 por pessoa. No comparativo com a mesma Pesquisa de Intenção de Compras realizada em 2022, a média de gasto aumentou mais de 18%, de R$ 218,00 para mais de R$ 250,00 (+18%) e a categoria que mais cresceu no quesito pretensão de compra foi Eletrodomésticos (+2,4%). Já em 2023, as categorias preferidas são: Cozinha e Decoração, Roupas femininas e Calçados.
As compras devem concentrar-se em plataformas de marketplace (76%) e priorizar as categorias de cozinha e decoração, roupas femininas e calçados. Por outro lado, os produtos com maiores investimentos devem ser celulares, acessórios, eletrodomésticos e itens de informática.
Felipe Piringer, responsável pelo Marketing da Shopee, destaca o Dia do Consumidor como uma boa oportunidade para o varejo brasileiro. “A data se tornou um dos momentos mais importantes para o setor. É uma boa oportunidade para pequenos e médios vendedores, bem como grandes marcas, apostarem em promoções e competir pela atenção do consumidor. Sabemos que as pessoas buscam conveniência e oportunidades de economia”, afirma.
Comportamento de compra para o Dia do Consumidor
Como vem sendo observado em outras datas e ao longo de todo o ano, o consumidor está cada vez mais consciente e buscando por compras realmente vantajosas. No Dia do Consumidor não será diferente. A maioria das pessoas (75%) só pretende comprar algo após a comparação de preços em diferentes aplicativos e na internet e caso haja a confirmação de vantagens e benefícios que geram economia.
Mas a pesquisa pode ser muito mais detalhada: 68% dos consumidores dizem que gostam de comparar os descontos do Dia do Consumidor com o que foi oferecido em outras datas importantes do varejo, como a Black Friday. Isso se explica porque grande parte (62%) está em busca de itens de desejo mais acessíveis.
Quando o assunto é formas de pagamento, cartão de crédito e PIX são os mais populares, com 49% e 38%, respectivamente, da preferência. O boleto bancário ainda aparece em frente de meios de cobrança digitais, como link de pagamento e QR Code.
Fonte : https://www.consumidormoderno.com.br/2023/02/27/dia-do-consumidor-2023-pesquisa-traz-boa-expectativa-para-data/?utm_campaign=news_cm_280223&utm_medium=email&utm_source=RD+Station